Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42323

Comparte esta pagina

Título : Avaliação dos graus de respostas dos carcinomas epidermóides de boca, mediante os tratamentos de quimioterapia e radioterapia associados a mucosite oral
Autor : NASCIMENTO, Nathália Maria Vieira do
Palabras clave : Carcinoma de Células Escamosas; Mucosite; Radioterapia; Tratamento Farmacológico; Quimioterapia.
Fecha de publicación : 9-sep-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : NASCIMENTO, Nathália Maria Vieira do. Avaliação dos graus de respostas dos carcinomas epidermóides de boca, mediante os tratamentos de quimioterapia e radioterapia associados a mucosite oral. 2021. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : Para o Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 aponta que ocorrerão 11.180 cânceres de cavidade oral. No entanto, nenhum tratamento sistêmico anticâncer no momento está apto a destruir as células tumorais sem causar a morte de pelo menos algumas células normais. Objetivos: Avaliar os protocolos de tratamentos antineoplásicos em carcinomas de cabeça e pescoço (cavidade oral) na regressão tumoral e descrever graus de Mucosite Oral (MO) nos diversos protocolos antineoplásicos. Métodos: Estudo observacional e coorte retrospectivo, composto por 75 prontuários de pacientes que procuraram o serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital de Câncer de Pernambuco. Destes, 54 eram do sexo masculino e 21 do sexo feminino, sendo 37 submetidos a radioterapia (RT) exclusiva e 38 a RT com quimioterapia (RQT). Para tanto, realizou-se um estudo de coorte retrospectivo a partir da análise das fichas clínicas dos pacientes atendidos no período de fevereiro a julho de 2021. Resultados: Observou-se que o desfecho com lesão residual foi mais prevalente no grupo de pacientes que foram submetidos ao tratamento de RDT exclusiva (78,4%), no entanto, o teste de independência não foi significativo para os fatores avaliados (p-valor maior ou igual a 0,05). De acordo com dados coletados através de fichas clínicas, a maioria dos pacientes do grupo de RDT exclusiva não apresentou alteração dos parâmetros clínicos (48,6%) e nem do prejuízo funcional (45,9%). Já o grupo de pacientes que fizeram a RDT associada com a QT apresentou maior prevalência de mucosite (23,7%). Assim, a maioria dos pacientes submetidos ao tratamento de RDT exclusiva apresentou graus de MO igual a 2 (34,2%), enquanto, o grupo de pacientes submetidos à RDT associada com a QT apresentou MO grau 2 em 48,6%. Conclusão: A quimioterapia associada a radioterapia mostrou melhores resultados na regressão tumoral e a MO mostrou parâmetros clínicos e prejuízo funcional significativamente menores no grupo de pacientes sob RDT exclusiva.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42323
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Odontologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Nathália Maria Vieira do Nascimento.pdf1,47 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons