Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42331

Compartilhe esta página

Título: Análise comparativa entre distribuições de probabilidades para geração de séries sintéticas de precipitações diárias em cidades do Agreste de Pernambuco.
Autor(es): CALADO, Gabriel Magno Cavalcante
Palavras-chave: cadeias de Markov; distribuição de probabilidades; Método de Monte Carlo
Data do documento: 31-Ago-2021
Citação: CALADO, Gabriel Magno Cavalcante. Análise comparativa entre distribuições de probabilidades para geração de séries sintéticas de precipitações diárias em cidades do Agreste de Pernambuco. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Engenharia Civil - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O acesso aos recursos hídricos é um fator indispensável no desenvolvimento de uma região. Assim, o conhecimento de variáveis climatológicas relacionadas às precipitações é essencial para o desenvolvimento de obras de infraestrutura hídrica para garantir a produção e o abastecimento da população durante todo o ano. As séries sintéticas figuram-se como aliadas para estudos de implantação dessas obras, quando os dados históricos de precipitações são curtos e/ou apresentam muitas falhas. Diante disso, o objetivo deste trabalho é montar procedimentos de geração das séries sintéticas de precipitações diárias para cidades do agreste de Pernambuco, avaliando qual e o que melhor se adapta. Nesse sentido, são utilizados processos estocásticos markovianos associados às distribuições de probabilidade Gama e Exponencial Mista que incorporam conceitos do método de Monte Carlo. Aplicou-se o modelo em estações pluviométricas nas cidades de Alagoinha, Canhotinho e Limoeiro. Após a análise da ordem das cadeias, pode-se generalizar a primeira para o conjunto de estudo. Pelo teste de KS a maioria das diferenças encontradas ficaram abaixo do valor crítico e através do cálculo do RMSE e MAE obteve-se bons resultados, com valores muito próximo de zero (ideal), com destaque para a distribuição exponencial, com desempenho superior na maioria dos casos analisados. Na comparação das séries geradas com os dados observados, em relação às médias, desvios e extensão dos períodos chuvosos, foram atingidos resultados próximos do esperado. O modelo teve baixo desempenho somente na geração das chuvas máximas, apresentando grandes diferenças nos meses em que ocorreram as maiores precipitações e tendências de subestimativa pela função Gama, que para sua confirmação, bem como a generalização do melhor método para a região dever-se-ia aumentar o conjunto de análise.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42331
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Gabriel_Magno_Engenharia_Civil.pdf4,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons