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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBATISTA NETO, Josépt_BR
dc.contributor.authorSILVA, Kleber Clementino dapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:20:32Z
dc.date.available2014-06-12T17:20:32Z
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationClementino da Silva, Kleber; Batista Neto, José. A Prática Docente nos Cursos pré-vestibulares. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4240
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo fundamental caracterizar a prática docente nos estabelecimentos de ensino não escolar denominados cursos pré-vestibulares ou cursinhos . Julgando imprescindível, para esta caracterização, abordar tanto a docência em si quando o espaço onde a docência se concretiza, seu aporte teórico abrange três níveis: no debate acerca da função do conhecimento e da escolarização para o homem em sociedade, nos autores que se dedicam a examinar os processos de mercantilização da vida social e da educação e nos estudos que se debruçam sobre a prática docente, investigando suas manifestações e seus elementos constituintes. Sobre este alicerce conceitual, do qual derivaram as categorias a partir das quais abordar o fenômeno, assim como a compreensão do ensino enquanto instância privilegiada e caracterizadora da prática docente, ocorreu ao trabalho de campo, realizado em três estabelecimentos privados de ensino pré-vestibular, todos situados na Região Metropolitana do Recife, contando-se com a participação de sete sujeitos. Os dados coletados, oriundos de observações em sala de aula e entrevistas com os professores e com outros personagens do universo dos cursinhos (alunos e coordenadores), revelaram que os cursos prévestibulares e o ensino praticado em seu interior se caracterizam pela heterogeneidade. Em sua progressiva especialização, os Pré-vestibulares têm-se ramificado em diversos modelos (colégio e cursos, matérias isoladas, cursos de matérias isoladas) a oferecer serviços educacionais aos vestibulandos e espaços para a profissionalização docente, cada ramo dotado de peculiaridades. E, no tocante ao ensino, enquanto em dimensões como seu planejamento e seu exercício no transcurso das aulas predomina um ensino tradicional, factual, apartado da realidade dos alunos e alheio aos seus saberes, de orientação mnemônica e que preconiza a aprendizagem rápida e pragmática, já condenadas pela literatura pedagógica, na relação professor-aluno descobrem-se exemplos de disponibilidade e afetuosidade tal como defendidos pela mesma literatura. Acerca das práticas avaliativas, ao lado prova ( simulado ) de cunho objetivo, classificatório e aferidor, encontram-se casos de sua introdução no papel diagnóstico igualmente recomendado pelos estudos recentes, com o que convivem concepções e fazeres de distintos matizes. Em síntese, ao mesmo tempo em que pôde ratificar muitas das impressões mantidas pelo senso comum, o contato direto com os Pré-vestibulares trouxe à tona novas facetas de um setor sui generis, cuja existência e prosperidade se liga tanto à história quanto ao momento por que passa presentemente a Escola brasileirapt_BR
dc.description.sponsorshipBanco do Brasil S.Apt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFunção do conhecimentopt_BR
dc.subjectConcepções educacionaispt_BR
dc.titleA Prática Docente nos Cursos pré-vestibularespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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