Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42419

Compartilhe esta página

Título: Conservação e reuso de água em indústria de fabricação de bebida : estudo de caso
Autor(es): FONSECA, Christiana Maria Andrade da
Palavras-chave: Gestão e Regulação de Recursos Hídricos; Práticas sustentáveis; Consumo de água; Reuso de efluentes; Aproveitamento de água da chuva
Data do documento: 18-Dez-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FONSECA, Christiana Maria Andrade da. Conservação e reuso de água em indústria de fabricação de bebida: estudo de caso. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo avaliar as possibilidades de redução do consumo da água, na indústria de bebida, considerando o reuso de efluentes, o uso da água de chuva e a otimização do consumo no âmbito da infraestrutura e do processo produtivo. Inicialmente são apresentadas as especificidades inerentes ao processo produtivo associado ao tipo de produto gerado com vistas a atender às exigências de qualidade do produto final, às normas de segurança alimentar e à demanda de consumo. Apresenta-se, também, o cenário observado em um estudo de caso na proposição de possibilidades de uso da água na indústria de bebidas localizada na Região Metropolitana do Recife. Nesse contexto, serão discutidas algumas possibilidades de redução dos índices de consumo, através da inserção de práticas sustentáveis - aproveitamento de água de chuva e reuso de efluentes - e de outras possíveis práticas como a eliminação de desperdícios e ações de conscientização ambiental. Essas práticas sustentáveis reintroduzem uma fonte de água que não existia e promove a economia circular no gerenciamento dos recursos hídricos. A avaliação dessas fontes alternativas será baseada nos volumes disponíveis e na qualidade de acordo com os parâmetros legais. E, para fins de comparação, de acordo com a aplicação dessas práticas, será discutida a economia no consumo de água da indústria investigada onde se pode observar que o arranjo proposto tem grande potencial de adesão pelo setor industrial de forma geral. Dos resultados obtidos, observou-se que, considerando, durante o período de um ano, ambos os volumes, provenientes da captação dos poços e das fontes alternativas, o volume disponível de 696621m3 equivale à uma redução de aproximadamente 77% no consumo de água geral da fábrica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42419
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROF – Água)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Christiana Maria Andrade da Fonseca.pdf13,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons