Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42456

Share on

Title: Geração de interdependência entre texto e imagem através de suas relações no livro infantil ilustrado
Authors: COSTA, Guilherme Mendes Cahú
Keywords: Planejamento e Contextualização de Artefatos; Design da Informação; Literatura Infantil; Livro Ilustrado; Livro Infantil; Relação Texto-Imagem
Issue Date: 28-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: COSTA, Guilherme Mendes Cahú. Geração de interdependência entre texto e imagem através de suas relações no livro infantil ilustrado. 2021. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: A pesquisa aqui relatada investiga o que gera a interdependência entre texto e imagem no livro infantil ilustrado. Investigamos quais estratégias existem para se evitar redundância entre texto e imagem, quais são os métodos existentes para caracterizar as relações entre texto e imagem e realizamos uma análise das relações nos livros infantis selecionados. Para isso, navegamos por um breve panorama histórico do livro infantil e da ilustração presente nele. Investigamos as especificidades do texto neste suporte e abordamos recomendações encontradas de o que escrever e o que evitar escrever. Investigamos também as características da imagem no livro ilustrado e listamos recomendações de o que ilustrar. Abordamos a categorização da diagramação, funções do texto, relações texto-imagem e modo como texto e imagem interagem nessas relações segundo Linden (2011). Os procedimentos metodológicos de análise foram principalmente compostos pela leitura de seis livros da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) segundo a estratégia inferencial de leitura de Tavares (2019), com as características categorizadas conforme Linden (Op. cit). Segue-se uma discussão dos dados por meio de análise qualiquantitativa. Notamos que muitos dos livros analisados possuíam textos que não dependiam de imagens, como textos extensos afetam a composição geral do livro e como a descrição em demasia afeta a representação pictórica da história. Por fim, compilamos as informações encontradas durante a pesquisa (com recomendações aos profissionais do livro, além de modos de evitar redundância) a fim de que esta síntese seja útil aos profissionais da cadeia do livro, assim como a outros pesquisadores interessados pelo tema.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42456
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Guilherme Mendes Cahú Costa.pdf14,01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons