Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42478

Compartilhe esta página

Título: MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO E USO DOS MAPAS CONCEITUAIS: uma experiência em estação de aprendizagem.
Autor(es): BORBA FILHO, José Robson Pontes
Palavras-chave: Mapas conceituais; Tutorias; Estações de Aprendizagem; Formação de professores; Mediação do Conhecimento
Data do documento: 20-Dez-2021
Citação: BORBA FILHO, José Robson Pontes. MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO E USO DOS MAPAS CONCEITUAIS: uma experiência de tutoria em estação de aprendizagem. 2022. Trabalho de Conclusão de curso Física licenciatura- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021
Abstract: O presente trabalho mira trazer uma discussão sobre a utilização de metodologias educacionais, as quais foram utilizadas durante um curso de planejamento de ensino, oferecidos para alunos do PIBID de física e química licenciatura no CAA – UFPE, os quais utilizaram mapas conceituais durante tutorias em estações de aprendizagem, e tem como objetivo investigar se as tutorias e mapas conceituais são ferramentas que estimulam a reflexão profunda dos alunos. Sendo assim, foi utilizado como ferramenta de coleta de dados os questionários em escala e abertos, tanto para os alunos como para os tutores. Desta forma, como base na análise das respostas obtidas tivemos a constatação que as metodologias aplicadas durante o curso de planejamento de ensino foram importantes para promover aprendizagem colaborativa; aprendizagem significativa; debates; argumentação e troca de experiências; pensamentos complexos e críticos e desenvolvimento de níveis de autorregulação da aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42478
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JOSÉ ROBSON PONTES BORBA FILHO.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons