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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorFERREIRA, Jaíne Macêdo-
dc.date.accessioned2022-01-18T19:59:44Z-
dc.date.available2022-01-18T19:59:44Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.date.submitted2022-01-13-
dc.identifier.citationFERREIRA, J. M. A investigação matemática como prática pedagógica: um estudo com professores em formação do Campus Acadêmico do Agreste. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42490-
dc.description.abstractO presente trabalho investigou qual o conhecimento que os(as) licenciandos(as) do curso de Matemática-Licenciatura do Campus Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, que já cursaram ao menos o quinto período, têm a respeito da tendência Investigação Matemática e seu uso na prática de sala de aula. Para alcançarmos esse objetivo, procuramos detectar as noções de licenciandos(as) sobre a tendência Investigação Matemática, identificar os aspectos de aproximação e distanciamento apresentados por licenciandos(as) entre a Investigação Matemática e a formação de professores(as) e analisar as relações entre a Investigação Matemática e conteúdos matemáticos apresentados pelos(as) licenciandos(as) de Matemática. Essa pesquisa foi pensada com o intuito de estudar novas abordagens da Matemática em sala de aula, a fim de corroborar com discussões acerca dessas abordagens para a academia, buscando tornar a Matemática mais atrativa aos(às) estudantes e os(as) fazendo os principais autores da produção de seus conhecimentos. Nossa pesquisa foi realizada com licenciandos(as) do curso de Matemática-Licenciatura que estejam cursando do quinto período em diante, a mesma tem natureza qualitativa e trata-se de um estudo de caso, cuja coleta dos nossos dados se deu por meio de um formulário da Google. Nos apoiamos principalmente nas obras de Ponte et. al. (1988) e Ponte, Brocardo e Oliveira (2019). Os resultados apontaram que alguns(mas) dos(as) licenciandos(as) possuem um conhecimento básico do que diz respeito à Investigação Matemática e seu uso em sala de aula, assim como alguns(mas) licenciandos(as) ainda não possuem tanta clareza acerca dessa tendência e de seu uso.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInvestigação Matemáticapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectCaminhopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProfessor(a)pt_BR
dc.titleA investigação matemática como prática pedagógica: um estudo com professores em formação do Campus Acadêmico do Agreste.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1182691281936555pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.description.abstractxThe present work investigate what knowledge the undergraduate students of the Mathematics course at the Academic Campus of Agreste of the Federal University of Pernambuco, who have had already attended at least the fifth period, retain about the Mathematical Investigation trend and its use in the classroom. To achieve this aim, we seek to detect the assumptions of undergraduate students about the Mathematical Investigation trend, identify aspects of approximation and detachment presented by undergraduate students between Mathematical Investigation and teacher education and analyze the relationships between Mathematical Investigation and mathematical contents presented by undergraduate students. This research was designed to study new approaches to Mathematics in the classroom, to corroborate with discussions about these approaches to academia, seeking to make Mathematics more attractive to students and making them the protagonists in the production of their knowledge. Our research was conducted with undergraduates of the Mathematics-Licentiate course, attending the fifth period onwards, this is a study case of qualitative nature, whose data was collected through a Google Form. We mainly rely on the works of Ponte et. Al. (1988) and Ponte, Brocardo, and Oliveira (2019). The results showed that some undergraduates have a basic knowledge of Mathematical Investigation and its use in the classroom, but other undergraduates still don’t have a clear concept about this trend and its use.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9207-1281pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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