Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42490

Comparte esta pagina

Título : A investigação matemática como prática pedagógica: um estudo com professores em formação do Campus Acadêmico do Agreste.
Autor : FERREIRA, Jaíne Macêdo
Palabras clave : Investigação Matemática; Formação; Caminho; Aprendizagem; Professor(a)
Fecha de publicación : 6-dic-2021
Citación : FERREIRA, J. M. A investigação matemática como prática pedagógica: um estudo com professores em formação do Campus Acadêmico do Agreste. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : O presente trabalho investigou qual o conhecimento que os(as) licenciandos(as) do curso de Matemática-Licenciatura do Campus Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, que já cursaram ao menos o quinto período, têm a respeito da tendência Investigação Matemática e seu uso na prática de sala de aula. Para alcançarmos esse objetivo, procuramos detectar as noções de licenciandos(as) sobre a tendência Investigação Matemática, identificar os aspectos de aproximação e distanciamento apresentados por licenciandos(as) entre a Investigação Matemática e a formação de professores(as) e analisar as relações entre a Investigação Matemática e conteúdos matemáticos apresentados pelos(as) licenciandos(as) de Matemática. Essa pesquisa foi pensada com o intuito de estudar novas abordagens da Matemática em sala de aula, a fim de corroborar com discussões acerca dessas abordagens para a academia, buscando tornar a Matemática mais atrativa aos(às) estudantes e os(as) fazendo os principais autores da produção de seus conhecimentos. Nossa pesquisa foi realizada com licenciandos(as) do curso de Matemática-Licenciatura que estejam cursando do quinto período em diante, a mesma tem natureza qualitativa e trata-se de um estudo de caso, cuja coleta dos nossos dados se deu por meio de um formulário da Google. Nos apoiamos principalmente nas obras de Ponte et. al. (1988) e Ponte, Brocardo e Oliveira (2019). Os resultados apontaram que alguns(mas) dos(as) licenciandos(as) possuem um conhecimento básico do que diz respeito à Investigação Matemática e seu uso em sala de aula, assim como alguns(mas) licenciandos(as) ainda não possuem tanta clareza acerca dessa tendência e de seu uso.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42490
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Jaíne Macêdo Ferreira - Versão Final.pdf434,8 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons