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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42530

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Título: Saberes necessários à prática docente em aulas de matemática na perspectiva inclusiva.
Autor(es): SILVA, Stephany Maria Pereira da
Palavras-chave: Saberes Docentes; Formação de Professores; Professor de Matemática; Educação Matemática; Educação Matemática Inclusiva
Data do documento: 13-Dez-2021
Citação: SILVA, Stephany Maria Pereira da. Saberes necessários à prática docente em aulas de matemática na perspectiva inclusiva. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Tendo em vista os professores de matemática e suas práticas em relação à inclusão de pessoas com deficiência nos sistemas educacionais, a presente pesquisa se desenvolveu a partir do seguinte problema de pesquisa: Que saberes são necessários para que professores de Matemática desenvolvam aulas em perspectiva inclusiva? Tendo como objetivo geral: Analisar, a partir de considerações de professores da Educação Básica, os saberes para o ensino de Matemática na perspectiva inclusiva. Quanto à base teórica, a pesquisa divide-se em três capítulos, sendo estes: Formação inicial e continuada: implicações na prática docente; Educação Matemática na perspectiva Inclusiva e Os saberes docentes e a formação dos professores. A pesquisa trata-se de um estudo de campo, quanto aos objetivos é compreendida como descritiva, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista. Esta foi desenvolvida com professores que ensinam matemática em escolas públicas de dois estados brasileiros, sendo estes Pernambuco e São Paulo. A partir desse estudo, constatou-se que a construção dos saberes sofrem influências não apenas da formação inicial, mas do meio social e cultural em que os professores estão inseridos e/ou atuam. Além disso, apresentou-se como vital o conhecimento a respeito dos estudantes com deficiências a fim de os ter como base para a prática docente. Como forma de responder ao problema de pesquisa apresentase quatro saberes necessários para professores que ensinam matemática para atuação na perspectiva inclusiva, sendo estes: saberes das características dos estudantes; saberes relacionados aos recursos matemáticos; saberes da pesquisa e saberes das diferenças. A pesquisa se apresenta como uma proposta de gerar debates em relação a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática, as práticas desenvolvidas por estes, tendo como propósito a inclusão em espaços educacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42530
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