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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42565
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Título: | Organização do trabalho pedagógico da Educação Física: potenciais educativos de uma proposta de avaliação formativa na educação física escolar no interior do estado de Pernambuco |
Autor(es): | RAMOS, Hugo Felipe Tavares |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem; Educação física para crianças |
Data do documento: | 3-Dez-2019 |
Abstract: | A avaliação é um julgamento de valor da realidade, objetivando uma situação decisoria. Este processo não ocorre sem sofrer influência de conceituações, mas sim, influenciada por um projeto de mundo e consequentemente de educação, que se configura com trabalho pedagógico. Contudo, atualmente a avaliação na escola assumiu o papel de classificar e não de diagnosticar o processo de construção do conhecimento. Nosso objetivo nesse trabalho é retratar o processo avaliativo realizado durante as intervenções educativas do PIBIC,PIBID e do PIBEX nas escolas. Temos como objetivos específicos a realização de estudos críticosreflexivos dos pressupostos histórico-sociais, teórico-metodológicos, pedagógicos e epistemológicos do processo de avaliação na Educação Física no ensino médio. Além deste, buscamos estruturar coletivamente o trabalho pedagógico nas escolas a partir do planejamento, seleção e sistematização dos conteúdos, estratégia metodológica e avaliação, além da realização do processo avaliativo durante a intervenção educativa nas escolas. Utilizamos uma pesquisa-ação, realizada em Escolas Públicas dos municípios de Vitória de Santo Antão/PE e Limoeiro/PE. Realizamos uma revisão da literatura e leitura de documentos oficiais, atrelado as observações sistemáticas que foram desenvolvidas. Simultaneamente, organizamos a ação docente, as aulas e o processo avaliativo com alunos do ensino médio. Salientamos que o presente Projeto buscou subsídios teóricos a partir da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 1991) e da Concepção Crítico-Superadora, enquanto Teorias Pedagógicas. Em tempos de mercadorização da educação, é dada a escolarização básica o papel de capacitar para uma inserção precária nos trabalhos desqualificados. Atualmente a avaliação tem se objetivado a garantir que estes papéis sociais sejam cumpridos e ocupados. Porém um processo avaliativo que vá além de classificar e medir os indivíduos pode fazer com que o par dialético objetivo/avaliação aponte para uma escola pública com função social emancipadora e para um projeto de produção de vida superador da produção-reprodução das desigualdades e injustiças impostas pela economia de mercado capitalista. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42565 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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