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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42600
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | VERÍSSIMO, Thaís Emanuela de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-28T20:33:14Z | - |
dc.date.available | 2022-01-28T20:33:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-27 | - |
dc.identifier.citation | VERÍSSIMO, Thaís Emanuela de Oliveira. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e a Qualidade do Ensino de Matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42600 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo analisar como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) interfere na prática docente de professores no ensino de Matemática da rede pública estadual, na cidade de Caruaru. As avaliações externas foram elaboradas, supostamente, para avaliar a qualidade do ensino, com o intuito de levantar evidências para a formulação de políticas educacionais. A problemática, porém, como apontam alguns autores, é conduzir o ensino por essas avaliações, numa visão mercadológica, que reduz qualidade a aferição de resultados para a composição do IDEB. Essas avaliações externas e, consequentemente, o IDEB escondem as desigualdades sociais existentes no sistema educacional ao mesmo tempo em que as perpetuam. Portanto, é importante compreender como esta avaliação tem moldado a educação, a partir da análise da qualidade educacional, e interferido no trabalho docente. Assim como, perceber o que este sistema estabelece como qualidade e como a Educação Matemática tem sido percebida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada e o método de Análise de Conteúdo. São participantes desta pesquisa quatro professores licenciados em Matemática, que atuam no 3º ano de Escolas de Referência em Ensino Médio, que nos permitiram analisar que o SAEB tem modificado e direcionado o seu trabalho e, por consequência, o processo de ensino, levando a compreensão que os professores são os únicos culpados pela ausência de “qualidade da educação” ao mesmo tempo em que encobre a responsabilidade do Estado em se promover a qualidade da educação social e da educação matemática. | pt_BR |
dc.format.extent | 75p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Externa | pt_BR |
dc.subject | Qualidade | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.title | O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e a Qualidade do Ensino de Matemática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1932349483784470 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0515157502980112 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to analyze how the Basic Education Assessment System (SAEB) interferes with the teaching practice of teachers in the mathematics teaching of the public network, in the city of Caruaru. External evaluations were supposedly designed to evaluate the quality of teaching to raise evidence for the formulation of educational policies. The problem, however, as some authors point out, is to conduct teaching through these evaluations, in a marketing view, which reduces quality to the measurement of results for the composition of the Basic Education Development Index (IDEB). These external assessments and, consequently, the IDEB hide the social inequalities existing in the educational system at the same time that perpetuate them. Therefore, it is important to understand how this assessment has shaped education, from the analysis of educational quality, and interfered in the teaching work. As well, to realize what this system establishes as quality and how Mathematics Education has been perceived. This is qualitative research, in which the semi-structured interview technique and the Content Analysis method were used. The participants of this research are four professors with degrees in Mathematics, who work in the 3rd year of Reference Schools in High School (EREM), that have allowed us to analyze that the SAEB has modified and directed its work and, consequently, the teaching process, leading to an understanding that teachers are solely to blame for the absence of "quality of education" while covering up the state's responsibility to promote the quality of social education and mathematics education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-7373-7754 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Thaís Veríssimo TCC - Matemática Licenciatura (Versão Final DP).pdf | 605,48 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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