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Título: O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e a Qualidade do Ensino de Matemática.
Autor(es): VERÍSSIMO, Thaís Emanuela de Oliveira
Palavras-chave: Políticas Educacionais; Avaliação Externa; Qualidade; Trabalho docente; Educação Matemática
Data do documento: 16-Dez-2021
Citação: VERÍSSIMO, Thaís Emanuela de Oliveira. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e a Qualidade do Ensino de Matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O presente estudo tem como objetivo analisar como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) interfere na prática docente de professores no ensino de Matemática da rede pública estadual, na cidade de Caruaru. As avaliações externas foram elaboradas, supostamente, para avaliar a qualidade do ensino, com o intuito de levantar evidências para a formulação de políticas educacionais. A problemática, porém, como apontam alguns autores, é conduzir o ensino por essas avaliações, numa visão mercadológica, que reduz qualidade a aferição de resultados para a composição do IDEB. Essas avaliações externas e, consequentemente, o IDEB escondem as desigualdades sociais existentes no sistema educacional ao mesmo tempo em que as perpetuam. Portanto, é importante compreender como esta avaliação tem moldado a educação, a partir da análise da qualidade educacional, e interferido no trabalho docente. Assim como, perceber o que este sistema estabelece como qualidade e como a Educação Matemática tem sido percebida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada e o método de Análise de Conteúdo. São participantes desta pesquisa quatro professores licenciados em Matemática, que atuam no 3º ano de Escolas de Referência em Ensino Médio, que nos permitiram analisar que o SAEB tem modificado e direcionado o seu trabalho e, por consequência, o processo de ensino, levando a compreensão que os professores são os únicos culpados pela ausência de “qualidade da educação” ao mesmo tempo em que encobre a responsabilidade do Estado em se promover a qualidade da educação social e da educação matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42600
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