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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42605

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Título: análise do conceito de calor em livros de ciências (PNLD 2020) a partir da teoria dos perfis conceituais.
Autor(es): SANTOS, Camilla maria dos
Palavras-chave: Perfil Conceitual; Calor; Livro Didático
Data do documento: 20-Dez-2021
Citação: SANTOS, Camilla Maria dos. ANÁLISE DO CONCEITO DE CALOR EM LIVROS DE CIÊNCIAS (PNLD 2020) A APARTIR DA TEORIA DOS PERFIS CONCEITUAIS.2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química)-Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: A teoria do perfil conceitual, modelo que possibilita diversas inferências sobre o conhecimento cientifico ou não surge no ensino, como ferramenta que contempla os significados alternativos de diversos conceitos científicos de forma a ressignificar a aprendizagem. Como o conceito de calor é polissêmico e devido sua constante presença em situações cotidianas, oferece dificuldades de compreensão devido as concepções informais já estabelecidas algumas vezes equivocadas que eles apresentam os distanciando da definição científica. A partir dessas concepções precipitadas à Ciência, destacamos a importância da compreensão do conceito, inclusive para o ensino de Ciências, em especial sua abordagem para o ensino de Química. Desta forma, este trabalho trata-se de uma pesquisa documental de natureza qualitativa, que oferece uma análise do mapeamento de zonas de perfil conceitual em quatro livros didáticos de Ciências do Programa Nacional do Livro Didático-PNLD 2020, e como estas se relacionam com as temáticas abordadas em textos complementares, de modo a identificar a pluralidade de significados presentes nos livros. Para isso, selecionou-se quatro livros didáticos do Ensino Fundamental II, do 7⁰ ano, utilizados pelas redes de ensino público e de disponíveis em formato digital, que contemplam o conteúdo de Termodinâmica. De acordo com os resultados obtidos, nota-se que no texto, as zonas científicas são mais exploradas nos LDC2 e LDC 4. A predominância das zonas realistas e substancialista identificadas evidenciam que o livro didático pode ser responsável pelo reforço das concepções alternativas para alunos e professores devido sua importância dentro do processo de ensino e aprendizagem. Tal ideia é sustentada pela emergência dessas zonas, mas sem uma devida discussão de como elas podem ter um valor pragmático em seus contextos de origem. Acredita-se então, que uma reflexão sobre esta ferramenta é de fundamental importância para a compreensão do conceito que perpassa diversos conteúdos da Ciência, não apenas da Química.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42605
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