Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42606
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, João Roberto Ratis Tenório da | - |
dc.contributor.author | MARINHO, Marília dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-31T13:53:46Z | - |
dc.date.available | 2022-01-31T13:53:46Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-22 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42606 | - |
dc.description.abstract | Na ciência Química, temos o estudo da Mecânica Quântica, em que seu desenvolvimento rompeu com a configuração epistemológica que era atribuída ao comportamento de constituintes da matéria como o elétron. Com isso, é importante pensar como tipos de linguagens podem ser usadas para refletir a respeito da abstração de um universo subatômico. Através da Semiótica de Peirce, que discute as conexões entre signos como ícone, índice e símbolo, podemos considerar como as representações presentes nas relações estabelecidas nos textos didáticos podem contribuir para a formação de imagens mentais que possam auxiliar na construção do conhecimento. Durante um processo de semiose – produção de significados – as palavras em um texto podem funcionar como signos icônicos, sendo estes evocadores de imagens. A Teoria da Iconicidade Verbal fornece subsídio para analisar, por meio da investigação do diálogo entre uma estrutura textual e processos cognitivos, a construção de significados sobre um conceito científico. Para a exploração desses constituintes, pode-se pensar nos textos de ficção – apresentam elementos desafiadores da realidade, demandando o desenvolvimento da imaginação – para a aprendizagem de conceitos científicos. Diante disso, este trabalho teve por objetivo analisar, apoiando-se na Teoria da Iconicidade Verbal, como estudantes manipulam tipos de signos icônicos, considerando marcadores presentes em seus discursos, para a construção de significados sobre o conceito de elétron ao longo de uma intervenção didática, e identificar os níveis de iconicidade presentes no livro Alice no País do Quantum de acordo com a Teoria da Iconicidade Verbal. Tratando-se de uma pesquisa exploratória, realizada por meio de um estudo de caso e uma análise qualitativa, os dados foram construídos a partir da realização de uma oficina, de maneira remota, contando com a participação de estudantes do curso de Licenciatura em Química, da UFPE/CA, que tivessem ou não cursado a disciplina de Introdução à Química Quântica. Nos resultados, pode-se observar que os níveis de iconicidade aparecem de forma concomitante nos discursos dos participantes sobre o conceito de elétron. A iconicidade textual no discurso ficcional da obra, possibilitou uma exploração da imaginação, que emergiu de um jogo de metáforas. Os participantes enxergaram obstáculos em pensar na dualidade associada ao elétron, segundo a Mecânica Quântica. A isso, pode-se pensar sobre os conhecimentos a respeito da natureza do elétron, que apareceram nos discursos dos participantes a partir da manipulação das iconicidades, construídos antes de ingressar no Ensino Superior. | pt_BR |
dc.format.extent | 90p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mecânica Quântica | pt_BR |
dc.subject | Elétron | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Iconicidade Verbal | pt_BR |
dc.subject | Ficção | pt_BR |
dc.title | Investigação da iconicidade textual no uso da obra Alice no País do Quantum para construção de significados sobre o conceito de elétron. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6771408463970169 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2659442558566241 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In chemistry science, we have the study of Quantum Mechanics, in which its development disrupted with the epistemological configuration that was attributed to the behavior of constituents of matter like the electron. With this, it’s important to think about how types of languages can be used to reflect upon the abstraction of a subatomic universe. Through the Peirce Semiotic, that discusses the connections between signs like icon, index and symbol, we can consider how the representations on the relations established in the didactic texts can contribute to the formation of mental images that can assist in knowledge construction. During the process of semiosis - production of meanings - the words in a text can work as iconic signs, these being image evokers. The theory of Verbal Iconicity provides subsidy to analyse, through the investigation of the dialogue between a textual structure and cognitive process, the construction of meanings about a scientific concept. For the exploration of these constituents, one can think of fictional texts - they present challenging elements of reality, demanding the development of imagination - for the learning of scientific concepts. Therefore, this work aimed to analyse, based on the Verbal Iconicity Theory, as students manipulate types of iconic signs, considering markers present on its speeches, for the construction of meanings about the concept of electron along a didactic intervention, and identify the levels of iconicity present on the book Alice in Quantumland according to the Verbal Iconicity Theory. Being an exploratory research, carried out through a case study and a qualitative analysis, the data were built from the performance of a workshop, remotely, counting with the participation of students from the class of Licenciatura em Química, from UFPE/CAA, that had or hadn’t attended the subject of Introduction to Quantum Chemistry. In the results, one can see that the levels of iconicity appear concomitantly in the participants' speeches about the concept of electron. The textual iconicity in the fictional speech of the work, enabled an exploration of imagination that emerged from a metaphorical game. The participants saw obstacles in thinking of the duality associated with the electron, according to Quantum Mechanics. To this, one can think about the natural knowledge of the electron, which appeared in the speeches of the participants from the manipulation of iconicities, built before entering Higher Education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Marília Marinho - oficial.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons