Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42643

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Ermelinda Maria Araújo-
dc.contributor.authorSALES, Ariela Fernandes-
dc.date.accessioned2022-02-01T19:21:46Z-
dc.date.available2022-02-01T19:21:46Z-
dc.date.issued2021-03-10-
dc.identifier.citationSALES, Ariela Fernandes. A imagem em verso e vice-versa: caminhos pela videopoesia contemporânea. 2021. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42643-
dc.description.abstractO presente trabalho tem a intenção de tratar sobre a linguagem da videopoesia, com ênfase em duas das suas possíveis categorias propostas por nós; videopoesia como herança concretista e videopoesia como performance. Para cada uma dessas categorias, trabalhamos a poética de uma autora contemporânea que envereda pelo mundo da videopoesia; Gabriela Marcondes, e Maria Rezende, respectivamente, embasando-nos principalmente nos dizeres de Konyves (2011), Amâncio (2012) e Ferreira (2004), que tratam especificamente da linguagem videopoética. Para chegarmos a esse fim, trilhamos os caminhos prévios das relações entre literatura e tecnologia, especificamente sobre poesia e tecnologia, o que veio a culminar com a linguagem da poesia digital. Tendo a videopoesia como uma das vertentes da poesia digital, passamos à observação propriamente dita da videopoesia, que perpassa conhecimentos ligados à história e filosofia da imagem, à imagem poética, à história da televisão, até desembocar na linguagem da videoarte, a que mais se aproxima da videopoesia. Com isso, pudemos nos atentar para a linguagem da videopoesia, sua história, suas origens e suas categorias. É com esse arcabouço teórico que também pudemos pensar a videopoesia enquanto linguagem, gênero, forma ou formato, conhecimento ainda em construção e mote para o trabalho aqui apresentado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVideopoesiapt_BR
dc.subjectGabriela Marcondespt_BR
dc.subjectMaria Rezendept_BR
dc.titleA imagem em verso e vice-versa : caminhos pela videopoesia contemporâneapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4785620982049082pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3975152604166388pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to study the language of videopoetry, with emphasis on two of it ́s possible categorities proposed by us; videopoetry as concretism’s heritage and as performance. For each one of these categories, we observe the contemporary poetics of an author, which embarks through videopoetry’s world; Gabriela Marcondes and Maria Rezende, respectively, based mainly on words of Konyves (2011), Amâncio (2012) and Ferreira (2004), which deal especifically with videopoetry’s language. To accumplish this goal, we walk the previous paths of relations between literature and techonology, especifically poetry and techonology, what came to culminate with language of digital poetry. Videopoetry as one of the aspects of digital poetry, we go for the observation itself of videopoetry, which permeates knowledge related to the history and philosophy of image, of television, until it flows on videoart’s language, that one which is more alike videopoetry. So, we could attend to the language of videopoetry, it’s story, origins and categories. With this theoretical basis we also could think videopoetry as genre, form or format, knowledge that is under construction and motto to this work.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Teoria da Literatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Ariela Fernandes Sales.pdf1,35 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons