Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42648

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOIMBRA, Leandro Willer Pereira-
dc.contributor.authorSOUSA, Anderson Avelino Oliveira-
dc.date.accessioned2022-02-02T16:35:13Z-
dc.date.available2022-02-02T16:35:13Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.date.submitted2022-02-02-
dc.identifier.citationSOUSA, Anderson Avelino Oliveira. Uma análise sobre a qualidade educacional e o nível de criminalidade nos municípios brasileiros no ano de 2017. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42648-
dc.description.abstractEste trabalho estuda a relação existente entre a educação e o índice criminal nos municípios brasileiros no ano de 2017, analisando os determinantes da criminalidade, de forma a compreender mais diretamente a relação existente entre a qualidade da educação e seus efeitos sobre o crime. A partir da utilização da literatura sobre a economia do crime e de métodos econométricos, que vão desde regressões múltiplas gerais a por quartis. O presente estudo observou que a qualidade do índice de educação básica para anos finais do ensino fundamental tem efeito negativo sobre a taxa de homicídios nos municípios brasileiros, como também foi possível confirmar a relação defasada existente entre as variáveis que medem a educação e o crime, apontando que este efeito é identificado a longo prazo. Outro ponto importante foi o da variação do crescimento educacional em até dez anos, que demonstrou ter efeitos sobre o crime, efeitos estes que variam a partir da interpretação do efeito fixo vigente. Da mesma forma que vemos uma singularidade existente entre quartis, distribuídos a partir do nível de educação básica de 2017, onde estes demonstram diferentes relações entre as variáveis, ratificando que quanto menor a oferta de educação, mais suscetível estará o município ao efeito relativo ao crime e as variações no índice de educação básica durante o período de até dez anos. Diante do exposto, este trabalho se propõe à análise da relação entre a educação e a criminalidade, com base nos dados do IDEB (Índice de desenvolvimento da educação básica), buscando evidenciar o aumento da criminalidade em consonância com a falta de qualidade da Educação.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação e crimept_BR
dc.subjectEducação – aspectos sociológicospt_BR
dc.subjectEducação – Qualidadept_BR
dc.subjectEducação básica – Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEconomia - Crimes contrapt_BR
dc.titleUma análise sobre a qualidade educacional e o nível de criminalidade nos municípios brasileiros no ano de 2017.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0625699739336943pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8100308632323678pt_BR
dc.description.abstractxThis paper studies the relationship between education and the criminal index in Brazilian municipalities in 2017, analyzing the determinants of crime, in order to understand more directly the relationship between the quality of education and its effects on crime. Using the literature on the economy of crime and econometric methods, ranging from general multiple regressions to quartiles. The present study observed that the quality of the basic education index for final years of elementary school has a negative effect on the homicide rate in Brazilian municipalities, as it was also possible to confirm the lagged relationship between the variables that measure education and crime, pointing out that this effect is identified in the long term. Another important point was the variation in educational growth in up to ten years, which proved to have effects on crime, effects that vary from the interpretation of the current fixed effect. In the same way that we see a singularity existing among quartiles, distributed from the level of basic education in 2017, where they demonstrate different relations between the variables, confirming that the lower the supply of education, the more susceptible the municipality will be to the effect related to crime and variations in the basic education index over a period of up to ten years. In view of the above, this work proposes to analyze the relationship between education and crime, based on data from IDEB (Basic Education Development Index), seeking to highlight the increase in crime in line with the lack of quality in education.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SOUSA, Anderson Avelino Oliveira.pdf1,16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons