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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42648

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Title: Uma análise sobre a qualidade educacional e o nível de criminalidade nos municípios brasileiros no ano de 2017.
Authors: SOUSA, Anderson Avelino Oliveira
Keywords: Educação e crime; Educação – aspectos sociológicos; Educação – Qualidade; Educação básica – Aspectos sociais; Economia - Crimes contra
Issue Date: 19-Dec-2019
Citation: SOUSA, Anderson Avelino Oliveira. Uma análise sobre a qualidade educacional e o nível de criminalidade nos municípios brasileiros no ano de 2017. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Este trabalho estuda a relação existente entre a educação e o índice criminal nos municípios brasileiros no ano de 2017, analisando os determinantes da criminalidade, de forma a compreender mais diretamente a relação existente entre a qualidade da educação e seus efeitos sobre o crime. A partir da utilização da literatura sobre a economia do crime e de métodos econométricos, que vão desde regressões múltiplas gerais a por quartis. O presente estudo observou que a qualidade do índice de educação básica para anos finais do ensino fundamental tem efeito negativo sobre a taxa de homicídios nos municípios brasileiros, como também foi possível confirmar a relação defasada existente entre as variáveis que medem a educação e o crime, apontando que este efeito é identificado a longo prazo. Outro ponto importante foi o da variação do crescimento educacional em até dez anos, que demonstrou ter efeitos sobre o crime, efeitos estes que variam a partir da interpretação do efeito fixo vigente. Da mesma forma que vemos uma singularidade existente entre quartis, distribuídos a partir do nível de educação básica de 2017, onde estes demonstram diferentes relações entre as variáveis, ratificando que quanto menor a oferta de educação, mais suscetível estará o município ao efeito relativo ao crime e as variações no índice de educação básica durante o período de até dez anos. Diante do exposto, este trabalho se propõe à análise da relação entre a educação e a criminalidade, com base nos dados do IDEB (Índice de desenvolvimento da educação básica), buscando evidenciar o aumento da criminalidade em consonância com a falta de qualidade da Educação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42648
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

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