Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42655
Compartilhe esta página
Título: | A Importância dos Instrumentos de avaliação no processo de ensino e aprendizagem de matemática. |
Autor(es): | SENA, Wedna Raiane de |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino; Aprendizagem - Avaliação; Autoavaliação; Seminários (Estudo); Portfólios em educação; Trabalho de grupo na educação |
Data do documento: | 25-Jun-2018 |
Citação: | SENA, Wedna Raiane de. A Importância dos Instrumentos de avaliação no processo de ensino e aprendizagem de matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Abstract: | A pesquisa a seguir busca entender como o processo avaliativo vem sendo trabalhado nos dias atuais, e quais os instrumentos de avaliação utilizados no processo de ensino e aprendizagem, tendo como objetivo analisar como é organizado o ato de avaliar na concepção de discentes e de discentes-docentes, verificando, se, estes estudantes acreditam que a avaliação escrita deve manter a predominância que vem tendo nas instituições de ensino, pois sabemos que a avaliação escrita tem seu lado positivo, mas este passa a ser esquecido no momento em que a prova torna-se o único instrumento utilizado e com a finalidade de definir o nível de aprendizado do aluno. Para isso apresentaremos possíveis instrumentos de avaliação que podem ser utilizados no processo de ensino e aprendizagem de matemática, pois compreendemos que existe importância em trabalhar com os diferentes tipos de instrumentos. A pesquisa é de cunho qualitativo, e seu público alvo são alunos da licenciatura, vinculados à Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste, localizado no município de Caruaru-PE, em que os estudantes foram submetidos a responder um questionário sobre os instrumentos avaliativos que julgavam mais justos para serem avaliados e para avaliar, assim como os critérios que achavam necessários estabelecer para compor uma avaliação mais justa, entre outros questionamentos e, em boa parte das respostas os participantes mostram insatisfação quanto aos processos avaliativos e a metodologia adotada por alguns professores dos cursos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42655 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SENA, Wedna Raiane de.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons