Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42655

Share on

Title: A Importância dos Instrumentos de avaliação no processo de ensino e aprendizagem de matemática.
Authors: SENA, Wedna Raiane de
Keywords: Matemática - Estudo e ensino; Aprendizagem - Avaliação; Autoavaliação; Seminários (Estudo); Portfólios em educação; Trabalho de grupo na educação
Issue Date: 25-Jun-2018
Citation: SENA, Wedna Raiane de. A Importância dos Instrumentos de avaliação no processo de ensino e aprendizagem de matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: A pesquisa a seguir busca entender como o processo avaliativo vem sendo trabalhado nos dias atuais, e quais os instrumentos de avaliação utilizados no processo de ensino e aprendizagem, tendo como objetivo analisar como é organizado o ato de avaliar na concepção de discentes e de discentes-docentes, verificando, se, estes estudantes acreditam que a avaliação escrita deve manter a predominância que vem tendo nas instituições de ensino, pois sabemos que a avaliação escrita tem seu lado positivo, mas este passa a ser esquecido no momento em que a prova torna-se o único instrumento utilizado e com a finalidade de definir o nível de aprendizado do aluno. Para isso apresentaremos possíveis instrumentos de avaliação que podem ser utilizados no processo de ensino e aprendizagem de matemática, pois compreendemos que existe importância em trabalhar com os diferentes tipos de instrumentos. A pesquisa é de cunho qualitativo, e seu público alvo são alunos da licenciatura, vinculados à Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste, localizado no município de Caruaru-PE, em que os estudantes foram submetidos a responder um questionário sobre os instrumentos avaliativos que julgavam mais justos para serem avaliados e para avaliar, assim como os critérios que achavam necessários estabelecer para compor uma avaliação mais justa, entre outros questionamentos e, em boa parte das respostas os participantes mostram insatisfação quanto aos processos avaliativos e a metodologia adotada por alguns professores dos cursos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42655
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SENA, Wedna Raiane de.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons