Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42761

Share on

Title: Cabocolino: a trajetória de um artista popular do Agreste para manter viva a tradição indígena de um bloco de caboclinhos.
Authors: ALVES, João Marcelo
Keywords: Caboclinhos; Entrevista; Documnetário
Issue Date: 30-Aug-2021
Citation: ALVES, João Marcelo. CABOCOLINO: a trajetória de um artista popular do Agreste para manter viva a tradição indígena de um bloco de caboclinhos. 20221. Trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação Social - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O presente trabalho de pesquisa busca compreender e registrar como um artista anônimo e produtor cultural de um bloco popular de caboclinhos empreende esforços para manter viva a tradição repassada por seus antepassados sem patrocínios governamentais ou privados. O artista selecionado foi João de Cordeira, residente no Sítio Melancia, na zona rural do município de João Alfredo (PE), localizado no Agreste Setentrional de Pernambuco. O trabalho encontra-se divido em duas partes: a pesquisa escrita e a produção de um documentário. Para subsidiar o trabalho com os conhecimentos teóricos e metodológicos, recorreu-se aos autores que trabalham conceitos de técnicas de entrevista e documentário, como Caputo (2010) e Nichols (2005). Com base nesses autores e no material obtido nas entrevistas, ficou evidente a possibilidade de criar e produzir um documentário de 15 minutos sobre as dificuldades do artista João de Cordeira em manter viva a tradição cultural de um bloco carnavalesco em um pequeno município do Agreste Setentrional de Pernambuco. Palavras-chave: Caboclinhos. Entrevista. Documentário.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42761
Appears in Collections:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-CABOCOLINO-DEPOSITO08.02.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons