Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42792

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLAGE, Allene Carvalho-
dc.contributor.authorMACEDO, Perycles Emmanoel Gomes de-
dc.date.accessioned2022-02-10T15:08:52Z-
dc.date.available2022-02-10T15:08:52Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.date.submitted2022-01-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42792-
dc.description.abstractEste artigo objetiva compreender que que modo, o ensino superior contribuiu para atuação mais qualificada das ativistas no Coletivo LGBT Lutas e Cores e na Marcha Mundial das Mulheres em Caruaru-PE. No marco teórico procuramos discutir as principais características do ensino superior no Brasil, assim como definir em termos conceituais as categorias movimentos sociais e ativismo. O estudo de campo se deu a partir de uma abordagem qualitativa e usou a entrevista semiestruturada para levantamento dos dados empíricos, que foram trabalhados através da Análise do Conteúdo. Os resultados da pesquisa mostram que o ensino superior contribuiu na trajetória dessas ativistas oferecendo-lhes uma formação que tornou possível uma leitura crítica da realidade e possibilitando a construção de um contradiscurso cientificamente autorizado, o qual difunde-se por diversos espaços.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectMovimentos Sociaispt_BR
dc.subjectAtivismopt_BR
dc.titleContribuições do ensino superior na atuação mais qualificada de ativistas no Coletivo Lutas e cores e na Marcha mundial das mulheres em Caruaru-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0516755611022922pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8659756009849404pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to understand how higher education contributed to a more qualified performance of activists in the LGBT Fights and Colors Collective and in the World March of Women in Caruaru-PE. In the theoretical framework, we discuss the main characteristics of higher education in Brazil, as well as conceptually define the terms social movements and activism. The field study was based on a qualitative approach and used the semi-structured interview to acquire the empirical data worked through content analysis. The research results show that higher education contributed to the trajectory of these activists, offering them a training that made a critical reading of reality possible and enabling the construction of a scientifically authorized counter-discourse, which spreads through different spaces.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcid0000-0001-9807-712pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ATTENA 090221.pdf373,8 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons