Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42792

Compartilhe esta página

Título: Contribuições do ensino superior na atuação mais qualificada de ativistas no Coletivo Lutas e cores e na Marcha mundial das mulheres em Caruaru-PE.
Autor(es): MACEDO, Perycles Emmanoel Gomes de
Palavras-chave: Educação superior; Movimentos Sociais; Ativismo
Data do documento: 1-Dez-2021
Abstract: Este artigo objetiva compreender que que modo, o ensino superior contribuiu para atuação mais qualificada das ativistas no Coletivo LGBT Lutas e Cores e na Marcha Mundial das Mulheres em Caruaru-PE. No marco teórico procuramos discutir as principais características do ensino superior no Brasil, assim como definir em termos conceituais as categorias movimentos sociais e ativismo. O estudo de campo se deu a partir de uma abordagem qualitativa e usou a entrevista semiestruturada para levantamento dos dados empíricos, que foram trabalhados através da Análise do Conteúdo. Os resultados da pesquisa mostram que o ensino superior contribuiu na trajetória dessas ativistas oferecendo-lhes uma formação que tornou possível uma leitura crítica da realidade e possibilitando a construção de um contradiscurso cientificamente autorizado, o qual difunde-se por diversos espaços.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42792
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ATTENA 090221.pdf373,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons