Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42900

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEMOS, Girleide Tôrres-
dc.contributor.authorSOUZA, Josivânia Nair de-
dc.date.accessioned2022-02-17T18:24:34Z-
dc.date.available2022-02-17T18:24:34Z-
dc.date.issued2019-04-15-
dc.date.submitted2022-02-16-
dc.identifier.citationSOUZA, Josivânia Nair de. A matemática e a realidade de alunos do 6º de uma escola do campo: um olhar a partir da teoria da matemática crítica e dos campos conceituais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42900-
dc.description.abstractEste trabalho trata-se de um estudo sobre a aprendizagem da Matemática, através de uma reflexão sobre a realidade de alunos de escolas do campo. A pesquisa foi realizada em uma escola do campo localizada no interior do Agreste Pernambucano. Tivemos como sujeitos de nossa pesquisa um total de 19 alunos, no primeiro momento aplicamos um questionário sociocultural, a fim de entender melhor a realidade desses alunos, num segundo momento aplicamos um outro questionário com questões matemáticas das estruturas aditivas relacionadas a realidade e semirrealidade, com o intuito de identificar em quais estão os alunos teriam melhor desempenho. Tivemos como embasamento teórico os estudos da Matemática Crítica com foco na realidade segundo Skovsmose e a teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. O nosso objetivo geral buscou: analisar os conhecimentos de alunos da escola do Campo sobre estruturas aditivas a partir da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud aplicada a sua realidade. E tivemos como objetivos específicos: Identificar como os alunos aprenderam o componente (conteúdo) estrutura aditiva, Identificar o desempenho dos alunos em problemas de estruturas aditivas relacionadas a realidade e semirrealidade, Analisar como os alunos utilizam a estrutura aditiva assimiladas a situações da sua realidade. A análise dos dados permitiu-nos concluir que quando os problemas de estruturas aditivas são aplicados a realidade dos alunos eles conseguem ter um maior desenvolvimento na resolução das questões, enquanto que nas questões que eram relacionadas a semirrealidade, os alunos apresentaram uma maior dificuldade na sua resolução.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.titleA matemática e a realidade de alunos do 6º de uma escola do campo: um olhar a partir da teoria da matemática crítica e dos campos conceituais.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2442281497046153pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3939938941781273pt_BR
dc.description.abstractxThis work is a study about the learning in math, through a reflection about the reality of students in countryside. The search was performed in a countryside school localized in the Northeastern of Pernambuco. We had as persons of our search a total of 19 students, at the first moment we applied a means test, in order to understand better the reality of this students, at a second moment we applied a other questionnaire with math questions about the additive structures concerning the reality and semireality, in order of identify which questions the students would have perform better. We had as theoretical background the studies of critical math with focus on reality of Skovsmose and the theory of conceptual fields of Vergnaud. The main goal sought to analyze the knowledge in the countryside students concern the additive structures from the theory of conceptual fields of Vergnaud applied in reality. And as specific objectives we had: Identify how the students learn the component (discipline), additive structures, Identify the students performance in additive structures problems associated to situations of reality and semireality. To analyze how students use the additive structure assimilated to situations of their reality. The analysis of the data allows conclude that when the additive structures problems are applied in the students reality they can a greater development solving the questions, while in the questions that was related to semireality, the students show more difficult to solve.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA, Josivânia Nair de.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons