Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42900

Share on

Title: A matemática e a realidade de alunos do 6º de uma escola do campo: um olhar a partir da teoria da matemática crítica e dos campos conceituais.
Authors: SOUZA, Josivânia Nair de
Keywords: Matemática - Estudo e ensino; Matemática (Ensino fundamental); Educação do campo
Issue Date: 15-Apr-2019
Citation: SOUZA, Josivânia Nair de. A matemática e a realidade de alunos do 6º de uma escola do campo: um olhar a partir da teoria da matemática crítica e dos campos conceituais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Este trabalho trata-se de um estudo sobre a aprendizagem da Matemática, através de uma reflexão sobre a realidade de alunos de escolas do campo. A pesquisa foi realizada em uma escola do campo localizada no interior do Agreste Pernambucano. Tivemos como sujeitos de nossa pesquisa um total de 19 alunos, no primeiro momento aplicamos um questionário sociocultural, a fim de entender melhor a realidade desses alunos, num segundo momento aplicamos um outro questionário com questões matemáticas das estruturas aditivas relacionadas a realidade e semirrealidade, com o intuito de identificar em quais estão os alunos teriam melhor desempenho. Tivemos como embasamento teórico os estudos da Matemática Crítica com foco na realidade segundo Skovsmose e a teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. O nosso objetivo geral buscou: analisar os conhecimentos de alunos da escola do Campo sobre estruturas aditivas a partir da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud aplicada a sua realidade. E tivemos como objetivos específicos: Identificar como os alunos aprenderam o componente (conteúdo) estrutura aditiva, Identificar o desempenho dos alunos em problemas de estruturas aditivas relacionadas a realidade e semirrealidade, Analisar como os alunos utilizam a estrutura aditiva assimiladas a situações da sua realidade. A análise dos dados permitiu-nos concluir que quando os problemas de estruturas aditivas são aplicados a realidade dos alunos eles conseguem ter um maior desenvolvimento na resolução das questões, enquanto que nas questões que eram relacionadas a semirrealidade, os alunos apresentaram uma maior dificuldade na sua resolução.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42900
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOUZA, Josivânia Nair de.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons