Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42913

Share on

Title: Formação de preço em micro e pequenas empresas (MPEs): um estudo no comércio alimentício de Caruaru-PE.
Authors: NASCIMENTO, Maria Josicleide Queiroz do
Keywords: Alimentos – Política de preços; Alimentos - Comércio; Pequenas e médias empresas - Administração
Issue Date: 26-Apr-2021
Citation: NASCIMENTO, Maria Josicleide Queiroz do. Formação de preço em micro e pequenas empresas (MPEs): um estudo no comércio alimentício de Caruaru-PE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: A presente pesquisa tem objetivo de verificar como os gestores de micro e pequenas empresas (MPEs), do setor de comércio alimentício de Caruaru-PE, formulam o preço final dos produtos. Diante disso buscou-se: i) caracterizar o perfil dos gestores de MPEs do comércio alimentício de Caruaru; ii) verificar o conhecimento dos gestores em relação aos elementos formativos do preço de venda dos produtos; iii) identificar os métodos de formação de preços utilizados pelos gestores. Para atingir tal objetivo, foram adotados como métodos uma tipologia estatística descritiva, através de uma pesquisa de campo para assim compreender melhor a realidade dos gestores. Foi utilizado como instrumento de pesquisa um roteiro de entrevista semiestruturado com questões abertas e fechadas. A pesquisa foi realizada em 2019 com 9 (nove) gestores desse comércio, pois detinham as informações necessárias para as análises do presente estudo. Como principais conclusões, foi possível identificar que, a maioria dos pesquisados é do gênero feminino e possui maior nível de escolaridade. Quanto ao tempo de existência das MPEs, apenas 3 (três) organizações têm mais de cinco anos, gerando assim uma preocupação com as demais, já que estudos revelam que empresas com menos de cinco anos têm mais probabilidade de fecharem as portas o elemento formativo de preço considerado pelos gestores são os custos, realizando controle de custos/ despesas. Quanto ao método adotado estes fazem a comparação dos valores com a concorrência e eleva os preços caso esteja abaixo dos concorrentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42913
Appears in Collections:TCC - Administração - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NASCIMENTO, Maria Josicleide Queiroz do.pdf780,98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons