Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42919

Compartilhe esta página

Título: A elaboração do jogo Corrida Aromática no processo de aprendizagem do conteúdo de compostos aromáticos.
Autor(es): LINS, Catalyne Maria de Jesus
Palavras-chave: Química orgânica - Estudo e ensino; Compostos aromáticos; Tecnologia da informação; Jogos para computador
Data do documento: 21-Dez-2018
Citação: LINS, Catalyne Maria de Jesus. A elaboração do jogo Corrida Aromática no processo de aprendizagem do conteúdo de compostos aromáticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: A maneira que são explanados os conteúdos de Química ainda hoje, na maioria das vezes, não desperta o interesse dos alunos, entre outros fatores, pelo uso das aulas expositivas tradicionais, muitas vezes dificultando o aprendizado do aluno. Por este motivo, o presente trabalho teve como propósito investigar como o jogo intitulado Corrida Aromática pode contribuir como uma estratégia metodológica para a consolidação do conhecimento referente ao conteúdo de compostos aromáticos. Este jogo foi elaborado no formato digital (PowerPoint® versão 2010), pois acredita-se que o uso de um jogo didático atrelado à tecnologia possa ajudar no desenvolvimento das habilidades dos alunos, contribuindo para o aprendizado do conteúdo, bem como mostrar que é possível produzir um jogo digital sem ser necessário ter conhecimentos específicos na área da computação. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal de Pernambuco – CAA, com os alunos matriculados na disciplina de Química Orgânica II (2018.1) do curso de Química – Licenciatura. A coleta de dados consistiu no uso de anotações, videogravação e questionário com o intuito de conhecer a opinião dos alunos em relação à metodologia utilizada. Foi possível observar ao final da pesquisa que o jogo Corrida Aromática se mostrou relevante como ferramenta auxiliar na consolidação do conhecimento dos alunos, promovendo a compreensão do conteúdo de compostos aromáticos através de uma ferramenta lúdica. Assim o jogo também possibilitou o desenvolvimento de habilidades e competências, como a resolução mais rápida das questões, a concentração durante o jogo, além da interação em cada equipe, devido à liberdade que um jogo didático digital possibilita.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42919
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LINS, Catalyne Maria de Jesus.pdf2,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons