Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42921

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorHOLANDA, Flávio Vinícius Viana de-
dc.date.accessioned2022-02-18T13:29:33Z-
dc.date.available2022-02-18T13:29:33Z-
dc.date.issued2018-07-25-
dc.date.submitted2022-02-17-
dc.identifier.citationHOLANDA, Flávio Vinícius Viana de. Last Chance of Earth: proposta de um RPG (Role Playing Game) para o ensino de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42921-
dc.description.abstractPercebe-se pela a análise de diversos autores da educação que a força motriz do ensino e aprendizagem é o interesse dos estudantes. Professores clamam por ferramentas didáticas que busquem este interesse e que não deixem apenas focados nesta ferramenta, mas que desenvolvam habilidades conceituais ou que sanem falhas conceituais para um melhor aprendizado do corpo discente. Assim, surgem os jogos didáticos com a tarefa de vindicar o interesse destes estudantes para o ensino. Tendo isto em vista, o modelo de jogos de RPG (Role Playing Games) constrói-se com uma base teórica abrangente e confirmatória no desenvolvimento de conceitos e habilidades requeridas, e as vezes não alcançadas, pelo ensino. Este trabalho teve como proposta a elaboração de um jogo de RPG didático, direcionado para o ensino superior de química, desenvolvido no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Ao longo deste trabalho foram apresentados os fatores de criação que foram necessários para a construção do jogo de RPG Last Chance of Earth e como suas potencialidades que podem ser alcançadas nas aplicações do mesmo. Em linhas gerais, o jogo aborda um cenário pós-apocalíptico e distópico, onde a humanidade perece diante de um vírus que transforma e mata as pessoas. Nesse contexto, um grupo de pessoas é levado a um cenário onde precisam enfrentar desafios a fim de encontrar a cura para o vírus, o que representaria a cura para a Terra, sua última chance. Alguns dos desafios propostos abordam conceitos vistos em aulas de Química Orgânica, como os ácidos carboxílicos e as aminas. Outros desafios versam sobre conflitos, confrontos característicos de um jogo desse tipo, onde a sorte é decidida nos dados. O jogo Last Chance of Earth mostrou-se ter um forte potencial pedagógico ao trazer situações problemas para serem resolvidas pelos jogadores, alinhada à diversão característica dos jogos de RPG. Portanto, vem incorporar o universo de ferramentas didáticas produzidas.pt_BR
dc.format.extent70p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectJogos de fantasiapt_BR
dc.titleLast Chance of Earth: proposta de um RPG (Role Playing Game) para o ensino de química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9325997900654589pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8569508557507316pt_BR
dc.description.abstractxIt is perceived by the analysis of several authors of education that the driving force of teaching and learning is the interest of students. Teachers call for teaching tools that seek this interest and not only focus on this tool, but develop conceptual skills or remedy conceptual flaws for better student learning. Thus, teaching games arise with the task of vindicating the interest of these students for teaching. The RPG (Role Playing Games) model builds on a theoretical and comprehensive basis and confirms the development of concepts and skills required, and sometimes unreached, by teaching. This work had as proposal the elaboration of a game of didactic RPG, directed to the higher education of chemistry, developed in the Agreste Academic Center of the Federal University of Pernambuco. Throughout this work were presented the factors of creation that were necessary for the construction of the game of RPG Last Chance of Earth and as its potentialities that can be reached in the applications of the same. In general, the game deals with a post-apocalyptic and dystopian scenario where humanity perishes in face of a virus that transforms and kills people. In this context, a group of people are taken into a scenario where they have to face challenges in order to find the cure for the virus, which would be the cure for Earth, their last chance. Some of the proposed challenges address concepts seen in Organic Chemistry classes, such as carboxylic acids and amines. Other challenges are about conflicts, the characteristic clashes of a game of this type, where luck is decided in the dice. The game Last Chance of Earth has shown to have a strong pedagogical potential when bringing problems situations to be solved by the players, in line with the fun that is characteristic of RPG games. Therefore, it incorporates the universe of didactic tools produced.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HOLANDA, Flávio Vinícius Viana de.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons