Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42943

Compartilhe esta página

Título: Análise do planejamento estratégico em uma confecção no Agreste Pernambucano.
Autor(es): SILVA, Murillo Albuquerque da
Palavras-chave: Planejamento estratégico; Roupas - Confecção – Santa Cruz do Capibaribe (PE); Gestão da qualidade total; Planejamento empresarial
Data do documento: 3-Mai-2021
Citação: SILVA, Murillo Albuquerque da. Análise do planejamento estratégico em uma confecção no Agreste Pernambucano. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O Brasil é um país com uma grande extensão territorial e uma forte indústria têxtil. Segundo a Agrestex, o polo do Nordeste é um dos principais do país, que gera empregos e contribui para o desenvolvimento do mercado local, regional e nacional (FCEM, 2018). Entretanto, todos esses números podem ofuscar um tanto quanto a realidade de muitas empresas que não tem um mínimo de planejamento na região citada, logo, administrar uma empresa que não tenha um planejamento médio e longo prazo definido, é uma tarefa um tanto difícil, considerando que este poderá trazer alguns benefícios e vantagens quando exista, ou mesmo uma imprevisibilidade e desordem quando não exista. Sendo assim, o trabalho em questão, tem o foco de auxiliar os empreendedores, tendo a utilização do planejamento estratégico como forma de aperfeiçoar os negócios, verificando os benefícios e vantagens da utilização do mesmo e proporcionar assim o desenvolvimento da empresa. O objetivo desta pesquisa foi analisar o desenvolvimento do planejamento estratégico em uma confecção do Agreste Pernambucano, situada em Santa Cruz do Capibaribe -PE. Inicialmente buscou-se realizar uma revisão da literatura dos temas relevantes para a construção do presente estudo. Logo após, desenvolveu-se a metodologia adotada à presente pesquisa para em seguida proceder com a caracterização da empresa. Aplicou-se um questionário, utilizando uma amostra de seis pessoas, entre elas os proprietários da empresa, dois gerentes e dois costureiros, focando nas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas com as dimensões da qualidade, visando a construção da Matriz SWOT para então estabelecer os objetivos estratégicos. Em seguida, foram elaborados quadros da ferramenta 5W2H desses objetivos estratégicos, com o intuito de auxiliar a empresa a implementar esses objetivos estratégicos. Com o uso das ferramentas supracitadas, consegue-se ter uma visão ampla da empresa estudada, mostrando que se faz necessário o uso do planejamento estratégico como ferramenta para identificar os fatores positivos e negativos que influenciam na tomada de decisão dos gestores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42943
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Murillo Albuquerque da.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons