Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42948

Compartilhe esta página

Título: Modelo estruturado de indicadores de desempenho de ativos e processos intensivos em ativos
Autor(es): LIMA, Gabriel Herminio de Andrade
Palavras-chave: Engenharia de Produção; Indicadores de desempenho de ativo; Indicadores de desempenho de processos; Gestão de ativos; Modeo estruturado de indicadores
Data do documento: 22-Fev-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIMA, Gabriel Herminio de Andrade. Modelo estruturado de indicadores de desempenho de ativos e processos intensivos em ativos. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Os ativos físicos, como equipamentos e maquinários, são importantes recursos organizacionais, pois colaboram para a entrega de valor ao negócio. Apesar dessa importância, principalmente para as empresas intensivas em ativos, existe dificuldade em estabelecer meios de mensurar a contribuição da performance do ativo para a performance organizacional, podendo ser esta última medida pelo desempenho dos processos de negócios. Nesse cenário, surge então a necessidade de entender o valor, tanto numa perspectiva de ativo quanto de processo, requerendo assim identificar quais são os indicadores que mensuram a performance do ativo (API) e quais são os indicadores genéricos que podem ser usados para mensurar o desempenho de diferentes processos (PPI) intensivos em ativos. Desta forma, motivados pelas evidências na literatura que apontam que o ativo impacta na performance do processo, esta dissertação utilizou-se da pesquisa bibliográfica, de consulta a especialistas e design science para consolidar os indicadores de ativos e processos de negócios de forma estruturada, como também propor um procedimento para monitoramento desses indicadores a fim de acompanhar a performance dos ativos e processos intensivos em ativos. Para fornecer as organizações um modelo estruturado adequado ao seu negócio, bem como operacionalizá- lo, foram desenvolvidos um procedimento e o protótipo de um sistema de informação que suporta o modelo proposto. Dessa maneira, o modelo estruturado de indicadores permite identificar a entrega de valor do ativo, por meio das relações estabelecidas entre APIs e PPIs. Em paralelo, o procedimento, além de operacionalizar essas relações, promove para organizações um direcionamento de como realizar o acompanhamento do desempenho de ativos e processos. Assim, tem-se um conjunto de indicadores de ativos e de processos que podem ser utilizados pelas organizações, apoiando a estruturação e hierarquização das informações organizacionais. Por outro lado, a principal contribuição dessa pesquisa a consolidação de um procedimento que permite identificar a entrega de valor do ativo para o negócio, incorporando as diversas dimensões de valor.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42948
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Gabriel Herminio de Andrade Lima.pdf4,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons