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Título : Poder e resistência na gestão ordinária de uma organização da sociedade civil (OSC) de Caruaru-PE : uma análise certeauniana
Autor : MORAIS, Wilson Mike
Palabras clave : Associações sem fins lucrativos; Organizações não-governamentais - Administração; Poder (Ciências Sociais); Educação popular
Fecha de publicación : 16-jul-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : A pesquisa objetivou compreender como se apresentam as relações de poder/saber e as práticas de resistência na gestão ordinária de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) de Caruaru-PE. Utilizamos o conceito de “gestão ordinária”, pois buscamos entender como a gestão da entidade realmente acontece, para além dos processos formalizados. Discutimos, ainda, o conceito de “cotidiano ordinário”, de Michel de Certeau, composto de histórias e operações heterogêneas, em que os sujeitos se utilizam de estratégias e táticas para sua produção e reprodução. Utilizamos a ideia de “poder relacional”, inspirado em Michel Foucault, para entender como, por meio das relações, o poder é permeado/expresso na estrutura social. Como metodologia para operacionalizar a pesquisa utilizamos observações participantes, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, ao acessar a organização pesquisada. Os achados foram tratados de forma interpretativista, por meio da tríade hermenêutica da análise narrativa apontada por Barbara Czarniawska. Alicerçados nessa discussão, os achados da pesquisa demonstraram que a entidade possui uma infinidade de práticas ordinárias, que são constituídas por meio dos praticantes que dela fazem parte. Acessamos onze práticas cotidianas que nos possibilitaram perceber que os sujeitos fazem uso de diversas estratégias e táticas certeaunianas, ao construírem suas “maneiras de fazer”. Portanto, ocupam lugares e espaços (CERTEAU, 1998), diferentes, pois o cotidiano é rico de possibilidades de subversão às normas impostas, pelo fato dos sujeitos, em determinados momentos, mesmo que momentâneos, estarem numa posição de produção e/ou consumo. Destacamos a prática da resistência, da educação popular, enquanto principal inspiração para a educação, além da “lógica de ação” (CERTEAU, 1985), de uma gestão participativa e descentralizada. Constatamos estratégias e táticas (CERTEAU, 1998), relacionadas ao ensino e à organização das aulas da Educação Infantil e das oficinas de arte educação, ao planejamento cotidiano dos/as profissionais, à prática de cozinhar e, consequentemente, a todo o cotidiano ordinário da organização estudada. Constatamos relações de poder/saber, principalmente, em relação aos saberes/fazeres práticos construídos ao longo de suas trajetórias pessoais e profissionais, presentes em todos/as os/as profissionais. Contudo, dois deles/as tiveram destaque por ocupar um lugar privilegiado na entidade. Finalmente, contribuímos teoricamente ao enxergar que as narrativas dos sujeitos ordinários e suas práticas cotidianas são importantes, ao pensar gestão, essencialmente, por analisarmos outras racionalidades possíveis e particularidades da realidade local de uma OSC do agreste pernambucano.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42954
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

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