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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42955
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Título: | Letramento Financeiro e Inovação Inclusiva: um levantamento a respeito dos pilares metodológicos. |
Autor(es): | OLIVEIRA, Vanessa Dias de |
Palavras-chave: | Letramento Financeiro, Inovação Inclusiva, Inclusão Inovativa. |
Data do documento: | 20-Dez-2021 |
Citação: | ABEFIN. Associação Brasileira de Educadores Financeiros. Disponível em: https://abefin.org.br/educacao-financeira-escolas/. Acesso em: 10 de nov. 2021. AMADEU, R. J., A Educação Financeira e sua influência nas decisões de consumo e investimento: Proposta da inserção da disciplina na matriz curricular. 2009, São Paulo. Acesso em: 11 de novembro de 2021. Anand, B., Reverse Globalization by Internationalization of SME’s: Opportunities and Challenges Ahead, 2015, Procedia - Social and Behavioral Sciences 195 (2015) 1003 – 1011. Doi: 10.1016/j.sbspro.2015.06.359. ANDERLONI, L., & VANDONE, D. Risk of Overindebtedness and behavioral factors. [Working Paper Nº 25]. Social Science Research Network, Santa Monica, CA, 2010. Doi: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1653513. ASSEL K., IZEKENOVA, K. A., TEMIRBEKOVA, Z., Innovation in the Higher Economy and Finance Education: Developing a New Course of ‘Social Security and Pension Provision’, 2014, Procedia - Social and Behavioral Sciences 122. DOI:10.1016/j.sbspro.2014.01.1 |
Abstract: | Objetivou-se por meio deste trabalho realizar uma revisão bibliométrica da literatura sobre letramento financeiro e inovação inclusiva. Além de apontar as metodologias aplicadas em artigos científicos publicados nas plataformas Web of Science (WOS) e Scopus que tenham adotado simultaneamente as temáticas letramento financeiro e inovação inclusiva. A amostra correspondeu a 222 artigos pautados sobre o tema, no espaço temporal de 2003 a 2021. Para análise dos dados foi realizada uma abordagem exploratória, análise quantitativa e qualitativa, além da análise bibliométrica, categorização, as principais temáticas identificadas, e os principais resultados obtidos no corpus. Dentre dos resultados obtidos, identificou-se que a partir do ano de 2014 houve um aumento significativo de publicações discorridas sobre o tema. Por meio da categorização dos artigos nota-se que os principais tipos de pesquisas adotadas foram à descritiva, que em sua maioria coletaram os dados por meio de questionários, ou estudos de caso, analisando a experiência de natureza prática da aplicação dos conceitos. Ainda foi possível observar que os conceitos de Inovação Inclusiva e Inovação Social apresentam muitas características em comum, o que os aproxima e, por conseguinte, pode apresentar ambiguidades em sua interpretação e posterior utilização. Os resultados também demonstram o diferenciado desempenho do uso da inovação em diversas áreas através do letramento financeiro, como: redução da pobreza, inclusão dos pobres no processo de inovação, melhoria no ensino, redução de analfabetismo financeiro, redução de desigualdade. Com os achados, tais questões nos fazem perceber que tanto a Inovação Inclusiva quanto o Letramento Financeiro, têm potencial de serem apontados como fatores que constituem parte do processo de desenvolvimento da sociedade como um todo, bem como da busca por melhores soluções para os problemas sociais, financeiros, e bem-estar coletivo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42955 |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração - Bacharelado |
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