Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42956

Compartilhe esta página

Título: Alfabetização científica a partir da abordagem CTS com enfoque nos impactos ambientais: análises e reflexões na formação cidadã de estudantes do ensino médio.
Autor(es): MACIEL, Poliana Deise Sanguineto
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Ciência; Tecnologia; Educação ambiental
Data do documento: 14-Dez-2018
Citação: MACIEL, Poliana Deise Sanguineto. Alfabetização científica a partir da abordagem CTS com enfoque nos impactos ambientais: análises e reflexões na formação cidadã de estudantes do ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: O presente trabalho buscou investigar as contribuições que a Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino de Química podem trazer aos estudantes do 3° ano do ensino médio para o desenvolvimento da Alfabetização Científica. Para tanto, analisamos as concepções que tais estudantes apresentavam a partir de uma visão integrada das interações CTS e do meio ambiente, tendo como suporte o conteúdo de funções orgânicas. Buscou-se ainda identificar as habilidades e competências que os estudantes desenvolveram a partir da realização dos seminários. O trabalho foi realizado com 36 estudantes de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Caruaru, no qual as atividades realizadas com os estudantes tiveram como suporte o conteúdo de funções orgânicas. A turma foi escolhida por estudar o conteúdo de funções orgânicas, ao qual podem ser relacionadas as questões ambientais, como meio que possibilita a alfabetização científica. A coleta de dados se deu por meio de questionário, intervenção e seminários, que foram desenvolvidos a partir da temática ‘Resíduo Sólido’, agregada a ‘Política dos 7r’s’ como forma de enriquecer a temática e trabalhar com questões que envolvem conscientização, valores e atitudes. Através dos resultados obtidos neste trabalho, consideramos que os estudantes desenvolveram maior consciência acerca da responsabilidade do homem sobre as transformações no meio ambiente, enquanto cidadão ativo que faz parte do processo democrático no qual está inserido.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42956
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACIEL, Poliana Deise Sanguineto.pdf835,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons