Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42957
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MORAIS, Josimar Jorge Ventura de | - |
dc.contributor.author | LOURENÇO, Katarina Meneses de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-21T19:40:02Z | - |
dc.date.available | 2022-02-21T19:40:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
dc.identifier.citation | LOURENÇO, Katarina Meneses de. A transformação do campo artístico musical em Recife com a formação de um mercado de trabalho fomentado pela Rádio Clube de 1930 a 1940. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42957 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa busca compreender as transformações ocorridas na sociedade do Recife com as mudanças relacionadas a música, com o advento do rádio, durante os anos de 1930 a 1940. No intuito de entender o papel que a música veiculada nesse instrumento de comunicação representou na sociedade recifense, realizamos uma pesquisa elencando a importância da Rádio Clube no espaço de trabalho criado para instrumentistas e cantores em Recife. Este estudo foi construído por meio de pesquisa bibliográfica, de entrevistas e de análises de fontes iconográficas de imagens, áudios e audiovisuais disponibilizadas pelo Diário de Pernambuco e Fundação Joaquim Nabuco. Embasados nos conceitos de Habitus, Capital Cultural e Campo, estabelecidos por Bourdieu, buscou-se a compreensão das mudanças que o hábito da escuta diária do rádio promoveu nos ouvintes recifenses. A partir disso, analisamos que as transformações tecnológicas e midiáticas, proporcionadas pelo rádio, abriram espaço para novas formas de interpretar as canções, bem como verificamos o surgimento de um nicho mercadológico para instrumentistas, cantores e diversos profissionais do rádio. Como essas novas demandas de mercado e musicais influenciaram os ouvintes durante esses dez anos, modificando os hábitos desses agentes sociais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Música, Cultura e Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Rádio Clube | pt_BR |
dc.subject | Mercado de Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Instrumentistas | pt_BR |
dc.subject | Cantores | pt_BR |
dc.title | A transformação do campo artístico musical em Recife com a formação de um mercado de trabalho fomentado pela Rádio Clube de 1930 a 1940 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7894166757844219 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4863742227544521 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Música | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research seeks to understand the transformations that took place in Recife’s society with the establishment of radio-related music from 1930 to 1940. In order to understand the role that music conveyed through this mean of communication played in Recife society, we carried out a survey pointing out the importance of ‘Radio Clube’ in the workspace created for musicians and singers in Recife. This study was built through bibliographical, interviews and iconographic sources of images, audios and audio-visual research available on ‘Diário de Pernambuco’ and ‘Fundação Joaquim Nabuco’ for further analysis of this data. Based on the concepts of 'Habitus, Cultural Capital and Field' by Bourdieu, we sought to understand the changes caused in Recife’s listeners by the habit of daily listening to the radio. We looked at the technological and media changes provided by radio which opened space for new ways of singing songs, as well as the emergence of a market for instrumentalists, singers and a variety of radio professionals and how these new market and musical demands influenced listeners during these ten years, changing the habits of these social agents. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Katarina Meneses de Lourenço.pdf | 3,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons