Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42960

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARROS, Marcos Alexandre de Melo-
dc.contributor.authorMUNIZ, Fausto José de Araújo-
dc.date.accessioned2022-02-22T12:33:12Z-
dc.date.available2022-02-22T12:33:12Z-
dc.date.issued2021-08-24-
dc.identifier.citationMUNIZ, Fausto José de Araújo. Inferências do ensino híbrido em processos de autorregulação da aprendizagem entre pós-graduandos do ensino de ciências. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42960-
dc.description.abstractA presente dissertação é resultado de uma investigação que tem como objetivo compreender as implicações do Ensino Híbrido sobre processos de autorregulação da aprendizagem entre pós-graduandos do ensino de ciências. Em abordagem qualitativa, por meio de pesquisa-ação, tendo como participantes pós-graduandos de Ensino de Ciências, matriculados na disciplina de Metodologias Criativas, Encantadoras, Ativas e Inovadoras na Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste, no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFPE). Para obtenção dos dados, foram respondidos, por meio de formulários virtuais, a questionários estruturados e em escala Likert, os quais foram aplicados: o formulário de concepção e uso do Ensino Híbrido; o questionário de estratégias de aprendizagem autorregulatórias e o inventário de processos de autorregulação da aprendizagem (IPAA). O Ensino Híbrido mostrou-se como meio de aprendizagem que além de combinar ambientes presenciais e virtuais, requereu justamente a condução e adequação de estratégias voltadas para uma melhor estrutura de rotinas, do ambiente e contexto em prol de promover mais aprendizagem. Com a participação ativa e as estratégias evidenciadas, os estudantes foram conduzidos a desenvolver objetivos e metas, autoavaliar-se, escolher recursos e/ou estratégias promotoras e, com participantes em elevado nível de autorregulação, adquirir responsabilidades sobre seu próprio aprendizado. Em meio à inserção tecnológica, as relações interpessoais e busca de ajuda entre colegas e/ou professores, permitiram que as ações colaborativas fossem com maestria desempenhadas, prospectaram aspectos importantes e essenciais nos cenários contemporâneos. Os resultados evidenciaram o Ensino Híbrido como promotor de uma aprendizagem mais efetiva, dinâmica e ativa e, vigorando aspectos como autonomia e protagonismo, em prol de objetivos estabelecidos e executáveis para aprender, estabelecimento de estratégias autorregulatórias e nível de autorregulação nesse processo. A tecnologia, por si só, não pleiteia o Ensino Híbrido, mas emerge como necessidade, para os docentes, de acumular esforços e volvê-los para pensar nas metodologias e estratégias que precisam ser implementadas, e desta maneira, impactar na aprendizagem. Esforços que beneficiem estratégias de aprendizagem cognitivas, metacognitivas, afetivas e motivacionais para que os estudantes possam desenvolver melhor seu planejamento, execução e autorreflexão sobre aprendizagem e percurso do/para aprender a aprender.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCiência – Estudo e ensino - Pernambucopt_BR
dc.subjectEnsino híbrido - Pernambucopt_BR
dc.subjectAprendizagem - regulamentospt_BR
dc.subjectInovações educacionais - Pernambucopt_BR
dc.subjectEducação – Estudo e ensino (Pós-graduação)pt_BR
dc.titleInferências do ensino híbrido em processos de autorregulação da aprendizagem entre pós-graduandos do ensino de ciênciaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coARAÚJO, Rosângela Vidal de Souza-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1435229470881523pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8046533153531261pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation is the result of an investigation that aims to understand the implications of Hybrid Teaching on processes of self-regulation of learning among graduate students of science education. In a qualitative approach, through action research, with participants in graduate students of Science Teaching, enrolled in the discipline of Creative, Charming, Active and Innovative Methodologies at the Federal University of Pernambuco, Campus Agreste in the Graduate Program in Education in Sciences and Mathematics (PPGECM/ UFPE). To obtain the data, structured questionnaires and Likert-scale questionnaires were answered, using virtual forms, which were applied: the form of conception and use of Hybrid Teaching; the self-regulatory learning strategies questionnaire and the inventory of self-regulatory learning processes (IPAA). Hybrid Teaching proved to be a means of learning that, in addition to combining classroom and virtual environments, required, precisely, the conduction and adaptation of strategies aimed at a better structure of routines, the environment and context in order to promote more learning. With active participation and evidenced strategies, they led students to develop objectives and goals, self-assess themselves, choose resources and / or promoting strategies and, with participants at a high level of self-regulation, acquired responsibilities for their own learning. In the midst of technological insertion, interpersonal relationships and seeking help between colleagues and / or teachers, allowed collaborative actions to be performed with mastery, prospecting important and essential aspects in contemporary settings. The results showed Hybrid Education as a promoter of more effective, dynamic and active learning and, with aspects such as autonomy and protagonism, in favor of established and executable objectives for learning, establishment of self-regulatory strategies and level of self-regulation in this process. Technology, by itself, does not demand Hybrid Teaching, but it emerges as a need to accumulate efforts and turn them to think about the methodologies and strategies that need to be implemented by teachers, and in this way, reflecting on learning. Efforts that benefit cognitive, metacognitive, affective and motivational learning strategies so that students can better develop their planning, execution and self-reflection on learning and the path to/from learning how to learn.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0161284695913412pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Fausto José de Araújo Muniz.pdf4,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons