Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42974

Compartilhe esta página

Título: Funções inibidoras e promotoras de instrumentos semióticos no processo de aprendizagem de termoquímica.
Autor(es): NORONHA, Gabriela Pereira de
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Termoquímica; Semiótica
Data do documento: 20-Dez-2018
Citação: NORONHA, Gabriela Pereira de. Funções inibidoras e promotoras de instrumentos semióticos no processo de aprendizagem de termoquímica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo desmistificar toda a repulsa que existe em torno do ensino de química, propondo um estudo pioneiro e original nesta área para o ensino médio que se fundamenta nas Funções Inibidoras e Promotoras de Instrumentos Semióticos no Processo de Aprendizagem de Termoquímica. Encontrando a premissa que justifica essa proposta na sua originalidade por abordar na sala de aula algo tão inusitado como a utilização dos signos voltado para a termoquímica. Observando como as funções inibidoras e promotoras são recebidos pelos alunos do segundo ano do Ensino Médio na rede estadual de ensino. Com essa pesquisa poderemos observar como os alunos podem analisar os signos presentes nas explicações em sala de aula e quais dificuldades eles encontram para compreensão do conteúdo de termoquímica, observando as dificuldades e potencialidades da aprendizagem a partir da compreensão dos papeis inibidores e promotores dos signos. Utilizando-se da semiótica para através dela poder-se traduzir a cultura e a imaginação do homem que foi incorporada e estudada por Charles Sanders Peirce, um grande referencial e inspiração a esse projeto por aproximar os signos de todo esse processo. Tendo como base em caráter metodológico aulas estruturadas na temática que vai validar a proposição deste projeto. Com a preocupação do lado cognitivo aliado ao que traz a termoquímica no processo ensino aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42974
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NORONHA, Gabriela Pereira de.pdf415,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons