Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42980
Compartilhe esta página
Título: | Impactos da formação continuada de professores na qualidade do ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental no município de Bonito - PE. |
Autor(es): | OLIVEIRA, Ismillanni Dias de |
Palavras-chave: | Professores - Formação; Prática de ensino; Ciência; Tecnologia |
Data do documento: | 19-Dez-2018 |
Citação: | OLIVEIRA, Ismillanni Dias de. Impactos da formação continuada de professores na qualidade do ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental no município de Bonito - PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Abstract: | A pesquisa de caráter qualitativo busca compreender o significado da formação continuada para a prática docente do professor de ciências nos anos finais do ensino fundamental e os objetivos identificar como a formação continuada influencia na prática docente; analisar as dificuldades dos docentes de inovar na prática docente; conhecer os obstáculos de utilizar as TICs na prática docente. Para isso realizamos uma entrevista semiestruturada, realizada com professores formados que lecionam a disciplina de ciências nos anos finais do ensino fundamental II, nas escolas municipais da área urbana do município de Bonito no agreste pernambucano. A pesquisa foi desenvolvida entre os meses de setembro e outubro de 2018. As perguntas foram fundamentadas tendo como referência norteadora de autores que trazem as discussões sobre a importância da formação continuada na atualidade, fortalecimento do trabalho na escola, formação continuada e o ensino e Tecnologia no ensino. Foi possível concluir que existe fragilidade a formação continuada no município embora os professores atribuam fundamental importância a formação continuada de professores. Dentre as razões citadas atribuiu-se que ainda é preciso investir em qualificação dos profissionais que executam as formações continuadas; É preciso que as formações continuadas sejam pensadas para os professores do município escutando e buscando solucionar as inquietações trazidas pelos docentes, elaborando formação continuada que discutam a inserção da tecnologia no ensino, propiciando um ambiente onde o professor possa desenvolver a autoformação participativa de forma crítica- reflexiva, construindo e investindo na sua identidade profissional. Possibilitando aos docentes um espaço e subsídios que proporcionem a esses profissionais a desenvolver habilidades quanto profissionais e consigam desenvolver espaços onde seja propicio ao aluno desenvolver habilidades para a formação do sujeito critico, reflexivo e ativo na sua realidade social. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42980 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA, Ismillanni Dias de.pdf | 554,56 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons