Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43010
Comparte esta pagina
Título : | O livro didático e a astronomia: uma análise sob a perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais. |
Autor : | MORAIS, Wagner José de |
Palabras clave : | Livros didáticos; Astronomia – Estudo e ensino; Ensino fundamental – Brasil – Currículos; Psicologia da aprendizagem |
Fecha de publicación : | 2-dic-2020 |
Citación : | MORAIS, Wagner José de. O livro didático e a astronomia: uma análise sob a perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
Resumen : | O Ensino de Astronomia está contido nos Parâmetro Curriculares Nacionais (PCN+) de Física como um dos temas estruturadores. Também está presente nos diversos materiais didáticos, sendo o mais utilizado, o livro que é o instrumento de pesquisa deste trabalho. Em diversas ocasiões, o livro didático é o único material que o professor dispõe para planejar e aplicar suas aulas. Diante disso, surge como objetivo a necessidade de verificar – quanto ao Ensino de Astronomia - se o livro cumpre com as determinações impostas pelos PCN+ e suas implicações para o ensino. Foi escolhida uma das coleções de livros didáticos mais utilizada pelas escolas da rede estadual de ensino do município de Caruaru-PE para o triênio de 2018/2019/2020. Para uma análise qualitativa, buscou-se pontuar os conteúdos de Astronomia encontrados nos textos principais, textos de apoio e exercício propostos em cada volume da coleção. Além da perspectiva dos PCN+, a presente monografia tem como referencial teórico uma explanação geral sobre as Funções Psicológicas Superiores, desenvolvidas principalmente por Lev Vygostsky que se relacionam com os conteúdos de Astronomia que estão presentes na coleção e contribuem para aprofundar a análise. A pesquisa mostrou que a grande maioria dos conteúdos de Astronomia inseridos na coleção, estão ali, de fato, para cumprir as exigências dos PCN+ e pouco tem preocupação quanto ao Ensino de Astronomia. Muitos conteúdos servem apenas para exemplificar conceitos de Física, ou seja, não tem a Astronomia como foco da aprendizagem. Mesmo sendo analisada apenas uma coleção, o padrão apresentado nesta pesquisa, se repete em diversas outras que também fazem análises em livros didáticos. Vale salientar que este trabalho não é uma crítica aos autores ou à editora da obra, mas sim, a forma como o Ensino de Astronomia é tratado no Brasil. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43010 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MORAIS, Wagner José de.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons