Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43011
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RAMOS, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | MELO, Adjanilda da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-24T17:27:50Z | - |
dc.date.available | 2022-02-24T17:27:50Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-24 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Adjanilda da Silva. Ensino de física por investigação: equilíbrio e empuxo a partir do problema do barquinho com alunos do 3°ano do ensino médio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43011 | - |
dc.description.abstract | O trabalho a seguir discorre sobre a elaboração de uma atividade investigativa com alunos do ensino médio, que teve como motivação a dificuldade que há nas aulas de física em questões de assimilar os conteúdos de física. Ao propor uma situação problema, nos moldes do ensino por investigação, aos alunos dos anos finais do ensino médio, será que eles conseguiriam resolver? Nosso objetivo foi investigar o desempenho dos estudantes em uma situação problema ligado a empuxo e equilíbrio. Foi realizado um experimento, o problema do barquinho, que já é um problema já conhecido na literatura, foi trabalhado em sala de aula, logo após foi entregue um questionário a ser respondido. Com as respostas encontradas, foi feita uma análise desses questionários, os resultados foram positivos, onde boa parte dos alunos resolveram o problema. Isso indica que atividades nesse sentido são muito importantes para o ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 28p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Curiosidade | pt_BR |
dc.subject | Física (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Equilíbrio | pt_BR |
dc.subject | Atividades criativas na sala de aula | pt_BR |
dc.title | Ensino de física por investigação: equilíbrio e empuxo a partir do problema do barquinho com alunos do 3°ano do ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2016139591491937 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The following work discusses the development of an investigative activity with high school students, which was motivated by the difficulty that exists in physics classes in matters of assimilating the contents of physics. By proposing a problem situation, along the lines of research teaching, to students in the final years of high school, would they be able to solve it? Our objective was to investigate the performance of students in a problem situation linked to buoyancy and balance. An experiment was carried out, the boat problem, which is already a problem already known in the literature, was worked on in the classroom, shortly after a questionnaire was delivered to be answered. With the answers found, an analysis of these questionnaires was made, the results were positive, where a good part of the students solved the problem. This indicates that activities in this sense are very important for teaching and learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MELO, Adjanilda da Silva.pdf | 385,92 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons