Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43011

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorMELO, Adjanilda da Silva-
dc.date.accessioned2022-02-24T17:27:50Z-
dc.date.available2022-02-24T17:27:50Z-
dc.date.issued2020-12-09-
dc.date.submitted2022-02-24-
dc.identifier.citationMELO, Adjanilda da Silva. Ensino de física por investigação: equilíbrio e empuxo a partir do problema do barquinho com alunos do 3°ano do ensino médio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43011-
dc.description.abstractO trabalho a seguir discorre sobre a elaboração de uma atividade investigativa com alunos do ensino médio, que teve como motivação a dificuldade que há nas aulas de física em questões de assimilar os conteúdos de física. Ao propor uma situação problema, nos moldes do ensino por investigação, aos alunos dos anos finais do ensino médio, será que eles conseguiriam resolver? Nosso objetivo foi investigar o desempenho dos estudantes em uma situação problema ligado a empuxo e equilíbrio. Foi realizado um experimento, o problema do barquinho, que já é um problema já conhecido na literatura, foi trabalhado em sala de aula, logo após foi entregue um questionário a ser respondido. Com as respostas encontradas, foi feita uma análise desses questionários, os resultados foram positivos, onde boa parte dos alunos resolveram o problema. Isso indica que atividades nesse sentido são muito importantes para o ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCuriosidadept_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEquilíbriopt_BR
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.titleEnsino de física por investigação: equilíbrio e empuxo a partir do problema do barquinho com alunos do 3°ano do ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2016139591491937pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9925151374094133pt_BR
dc.description.abstractxThe following work discusses the development of an investigative activity with high school students, which was motivated by the difficulty that exists in physics classes in matters of assimilating the contents of physics. By proposing a problem situation, along the lines of research teaching, to students in the final years of high school, would they be able to solve it? Our objective was to investigate the performance of students in a problem situation linked to buoyancy and balance. An experiment was carried out, the boat problem, which is already a problem already known in the literature, was worked on in the classroom, shortly after a questionnaire was delivered to be answered. With the answers found, an analysis of these questionnaires was made, the results were positive, where a good part of the students solved the problem. This indicates that activities in this sense are very important for teaching and learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MELO, Adjanilda da Silva.pdf385,92 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons