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Título : Ensino de física por investigação: equilíbrio e empuxo a partir do problema do barquinho com alunos do 3°ano do ensino médio.
Autor : MELO, Adjanilda da Silva
Palabras clave : Curiosidade; Física (Ensino médio); Equilíbrio; Atividades criativas na sala de aula
Fecha de publicación : 9-dic-2020
Citación : MELO, Adjanilda da Silva. Ensino de física por investigação: equilíbrio e empuxo a partir do problema do barquinho com alunos do 3°ano do ensino médio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Resumen : O trabalho a seguir discorre sobre a elaboração de uma atividade investigativa com alunos do ensino médio, que teve como motivação a dificuldade que há nas aulas de física em questões de assimilar os conteúdos de física. Ao propor uma situação problema, nos moldes do ensino por investigação, aos alunos dos anos finais do ensino médio, será que eles conseguiriam resolver? Nosso objetivo foi investigar o desempenho dos estudantes em uma situação problema ligado a empuxo e equilíbrio. Foi realizado um experimento, o problema do barquinho, que já é um problema já conhecido na literatura, foi trabalhado em sala de aula, logo após foi entregue um questionário a ser respondido. Com as respostas encontradas, foi feita uma análise desses questionários, os resultados foram positivos, onde boa parte dos alunos resolveram o problema. Isso indica que atividades nesse sentido são muito importantes para o ensino e aprendizagem.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43011
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

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