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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43037
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Título: | Alimentos ultraprocessados x adolescência: mitos e verdades para uma alimentação saudável. |
Autor(es): | SILVA, Alyne Santos |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino; Alimentos - Indústria; Alimentos - Saúde; Nutrição; Carboidratos |
Data do documento: | 4-Dez-2018 |
Citação: | SILVA, Alyne Santos. Alimentos ultraprocessados x adolescência: mitos e verdades para uma alimentação saudável. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Abstract: | Sabe-se que a alimentação dos adolescentes vem sofrendo alterações, uma vez que estes não têm hábitos alimentares saudáveis. Como consequência tem-se observado um aumento significativo na incidência de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade, o que poderia ser evitado com uma alimentação saudável e a prática de exercício físico. A partir da combinação dos alimentos encontrados na pirâmide alimentar, pode-se evitar os alimentos ultraprocessados, que hoje são amplamente consumidos pelos adolescentes, uma vez que estes possuem na sua composição grandes quantidades de carboidratos, gorduras e sal, o que contribui para uma má nutrição desta faixa etária. Visando conscientizar os alunos do ensino médio, sobre a importância de uma alimentação saudável e o impacto negativo dos alimentos ultraprocessados no desenvolvimento fisiológico, foi elaborada uma cartilha. Esta foi baseada numa pesquisa feita com alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola regular em Caruaru sobre a dieta dos mesmos. Os resultados permitiram identificar os principais alimentos consumidos pelos alunos e a quantidade de alimentos ultraprocessados. A cartilha foi elaborada com o objetivo de apresentar os malefícios causados pelo consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e a importância de uma dieta saudável. A cartilha foi socializada com a turma e discutida seu conteúdo. As análises dos resultados demonstram que os adolescentes inconscientemente ingerem frutas, verduras e suco natural nas principais refeições, embora 65% dos participantes não sabem o significado de um alimento ultraprocessado. Esse resultado demonstra que é necessária uma discussão ampla sobre esta temática, não somente na disciplina de química, mas de forma transversal, nas áreas correlatas. A escola, neste caso, tem um papel fundamental, pois pode abordar conceitos científicos relacionados à alimentação, de forma que o aluno consiga compreender as informações nutricionais encontradas nas embalagens, e dessa maneira os adolescentes poderão prevenir doenças, através da escolha consciente de uma alimentação saudável. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43037 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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