Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43042

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Sheila Borges de-
dc.contributor.authorNOGUEIRA, Carla da Silva-
dc.date.accessioned2022-02-28T11:34:05Z-
dc.date.available2022-02-28T11:34:05Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.date.submitted2022-02-25-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Carla da Silva. Artigos falados: o podcast como ferramenta inovadora para a educação inclusiva. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43042-
dc.description.abstractO principal objetivo deste projeto de graduação é apresentar o desenvolvimento de um podcast e programa de rádio com elementos sonoros que podem contribuir para o acesso das pessoas com deficiência visual ao conteúdo textual dos artigos científicos, favorecendo, assim, a divulgação do conhecimento produzido na academia. O produto desta investigação será publicado em plataformas de streaming e rádios educativas. Com a internet, o conteúdo do rádio vai para além das ondas hertzianas, podendo ser captado em espaços virtuais e redes digitais por meio de equipamentos conectados à grande rede, de acordo com o conceito de rádio expandido de Kischinhevsky (2016). A elaboração deste projeto, construído com elementos que fazem parte dos gêneros jornalístico e educativo-cultural de Barbosa Filho (2003), fica no espaço de intersecção entre as aproximações e diferenças entre estes dois gêneros. Sugerimos, inclusive, a instituição de um terceiro: o Artigo Falado, para ser transmitido em rádio e podcast, mídia sonora estudada a partir de Bonini (2020), Luiz (2014), Vanassi (2007) e Viana (2020).O Artigo Falado foi criado a partir da apropriação de outros gêneros por deslocamentos e inversões, usando, como metodologia, a pesquisa bibliográfica, de Duarte e Barros (2005), as entrevistas em profundidade, de Giddens (2012), e a produção radiofônica, seguindo as etapas definidas por Prado (2006).pt_BR
dc.format.extent145p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectRádio - Programaspt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência visual - Serviços parapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectIntegração socialpt_BR
dc.titleArtigos falados: o podcast como ferramenta inovadora para a educação inclusiva.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4787820987205591pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7664203009930113pt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this graduation project is to present the development of a podcast with sound elements that can contribute to the access of visually impaired people to the textual content of scientific articles, thus favoring the dissemination of knowledge produced in academia. The product of this research will be posted on educational radios but also be available in podcast format. With the Internet, radio content goes beyond the airwaves with the possibility of being captured in virtual spaces and digital networks through equipment connected to the immense network, according to the concept of expanded radio by Kischinhevsky (2016). The elaboration of this project, built with elements that are part of the journalistic and educational cultural genres of Barbosa Filho (2003), lies in the space of intersection between the approximations and differences between these two genres. We even suggest the institution of a third one: the Article Talk, to be broadcasted on radio and podcast, according to Bonini (2020), Luiz (2014), Vanassi (2007), and Viana (2020). The Spoken Article was created from the appropriation of other genres by displacements and inversions, using, as methodology, the bibliographic research, by Duarte and Barros (2005), the in-depth interviews, by Giddens (2012), and the radio production, following the steps defined by Prado (2006).pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NOGUEIRA, Carla da Silva.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons