Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43050

Compartilhe esta página

Título: A fitoterapia como uma ferramenta para difusão de conhecimentos químicos na comunidade Zamba, no município de Taquaritinga do Norte/PE.
Autor(es): SILVA, Francisco Rocha da
Palavras-chave: Fitoterapia; Medicina popular; Etnobotânica; Etnofarmacologia; Sistema Único de Saúde (Brasil)
Data do documento: 19-Mar-2018
Citação: SILVA, Francisco Rocha da. A fitoterapia como uma ferramenta para difusão de conhecimentos químicos na comunidade Zamba, no município de Taquaritinga do Norte/PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: Sabe-se que as populações de baixa renda e com pouco acesso as Unidades Básicas de Saúde utilizam as plantas medicinais como recurso principal para o tratamento de enfermidades. Essas plantas são reconhecidas cientificamente por suas diversas atividades biológicas e farmacológicas, que estão associadas à presença de substâncias químicas oriundas de seu metabolismo secundário. Este trabalho teve por objetivo construir uma cartilha sobre Fitoterapia e utilizá-la para promover a difusão do conhecimento sobre plantas medicinais na comunidade Zamba, no município de Taquaritinga do Norte-PE. As informações para construção da cartilha foram obtidas através de um questionário aplicado a 50 famílias desta comunidade, que continha 8 questões abertas sobre o uso de plantas medicinais pela mesma. Em paralelo foi aplicado um questionário à equipe de saúde da família da Unidade Básica de Saúde Ana Luísa em Taquaritinga do Norte, com o objetivo de identificar se esta participa da Política Nacional de Plantas Medicinais e se os profissionais de saúde fazem uso desta terapia. De acordo com os resultados obtidos através da pesquisa, observou-se que, tanto os moradores da comunidade Zamba quanto os profissionais de saúde da UBS Ana Luísa fazem uso de plantas medicinais para tratamento de doenças e em alguns casos também indicam o tratamento através de fitoterápicos. A cartilha foi entregue a 30 famílias escolhidas de forma aleatória que participaram da pesquisa nessa comunidade, e no ato da entrega foi feita a difusão dos conhecimentos por meio de um breve debate envolvendo o conhecimento popular e suas atividades farmacológicas cientificamente comprovadas, a fim de minimizar possíveis erros evitando futuras intoxicações no organismo. A mesma foi bem aceita pela população que revelou satisfação em receber este material e que o mesmo seria de grande valia no seu cotidiano.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43050
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Francisco Rocha da.pdf1,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons