Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43060
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANJOS, José Ayron Lira dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Kaique de França | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-28T12:34:35Z | - |
dc.date.available | 2022-02-28T12:34:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Kaique. Abordagem CTS a partir do encontro nacional de ensino de química (ENEQ) como uma contribuição para a formação de cidadãos críticos | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43060 | - |
dc.description.abstract | A alfabetização científica, promovida por meio do ensino de ciências, tem sido um dos grandes desafios da educação no mundo contemporâneo. Apesar dos esforços feitos pelo corpo docente e a escola como um todo, a abstração dos conceitos e a pouca relação deles com o dia a dia são fatores que desestimulam e provocam repulsa nos alunos, o que acar reta ainda mais dificuldade na construção do conhecimento. Não obstante, uma proposta de ensino tem sido muito falada e encontra-se em evidência no momento: a com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (doravante CTS). Essa proposta de ensino busca abordar os conceitos de forma interdisciplinar, trazendo a Ciência, a Tecnologia e a So ciedade juntas, afastando-se da ideia fragmentar do ensino, e considerando aspectos im portantes para a formação cidadã de alunos críticos e reflexivos. Neste tipo de abordagem, a contextualização e o uso de temas práticos atuais (que são temais atuais e evidenciados no cotidiano dos alunos) são essenciais e buscam incentivar o discente a ter uma postura mais ativa. Considerando-se essas pontuações, esta pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo e quantitativo, objetivou fazer um levantamento acerca da abordagem CTS e da formação cidadã, apresentadas nos anais dos últimos 3 ENEQs, pontuando as princi pais contribuições. Os resultados mostraram que os trabalhos trazem como intenção dos propositores um ensino muito mais voltado a algo que vai além da alfabetização científica e a formação cidadã, almejando também o desenvolvimento de habilidades e valores, como a argumentativa, por exemplo. | pt_BR |
dc.format.extent | 54p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Ensino com abordagem CTS | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico | pt_BR |
dc.subject | Formação Cidadã | pt_BR |
dc.title | Abordagem CTS a partir do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) como uma contribuição para a formação de cidadãos críticos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4904671337447452 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Scientific literacy, promoted through science teaching, has been one of the great challen ges of education in the contemporary world. Despite the efforts made by the faculty and the school as a whole, the abstraction of concepts and their little relationship with the day to-day are factors that discourage and cause repulsion in students, which causes even more difficulty in the construction of knowledge. However, a teaching proposal has been much talked about and is currently in evidence: the one with a focus on Science, Techno logy and Society (hereinafter CTS). This teaching proposal seeks to approach the con cepts in an interdisciplinary way, bringing Science, Technology and Society together, moving away from the idea of fragmenting teaching, and considering important aspects for the citizen formation of critical and reflective students. In this type of approach, con textualization and the use of current practical themes (which are current themes and evi denced in the students' daily lives) are essential and seek to encourage the student to have a more active posture. Considering these scores, this qualitative and quantitative biblio graphic research aimed to survey the CTS approach and citizen education, presented in the annals of the last 3 ENEQs, punctuating the main contributions. The results showed that the works bring as the intention of the proposers a teaching much more focused on something that goes beyond scientific literacy and citizen education, also aiming at the development of skills and values, such as argumentative, for example. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC.pdf | 494,21 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons