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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43072
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | PRESSER, Nadi Helena | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Valquíria Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-28T18:21:46Z | - |
dc.date.available | 2022-02-28T18:21:46Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-29 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Valquíria Barbosa de. Inovação inclusiva: sistematização e abordagens teóricas para construção de uma taxonomia a partir de análise da literatura internacional. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43072 | - |
dc.description.abstract | A inovação inclusiva se volta para a oferta de bens e serviços desenvolvidos para pessoas pobres e vulneráveis, com foco na solução de seus problemas. O objetivo geral desta dissertação é apresentar uma sistematização dos elementos teórico- conceituais referentes à inovação inclusiva, configurados na literatura internacional, de forma a ofertar uma categorização para a construção de uma taxonomia. Especificamente, os objetivos são: a) recuperar as publicações científicas internacionais da área; b) selecionar os elementos teórico-conceituais; e c) atribuir as classes e subclasses aos elementos identificados. Pesquisa de abordagem qualitativa, quanto aos objetivos, assume as características de uma pesquisa descritiva e quanto aos meios, é uma pesquisa bibliográfica. A coleta dos dados foi realizada por meio de levantamento bibliográfico e da leitura e análise do material. A teoria da classificação facetada de Ranganathan fundamentou a categorização dos elementos conceituais referendados no recorte do material sobre a inovação inclusiva, identificadas as classes e subclasses. Assim, foi estruturado um conjunto de classes: público-alvo da inclusão, modelos inclusivos, medidas dos sistemas de inovação inclusiva e mecanismos de governança - que representam as classes principais da inovação inclusiva. Similarmente, identificou-se um conjunto de subclasses suficientemente extenso e adequado para expressar as ideias gerais, os conjuntos e as propriedades comuns do campo da inovação inclusiva. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inovação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Sistematização teórica-conceitual | pt_BR |
dc.subject | Taxonomia | pt_BR |
dc.title | Inovação inclusiva : sistematização e abordagens teóricas para construção de uma taxonomia a partir de análise da literatura internacional | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7195014127159752 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7300520149420928 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Informacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | A inovação inclusiva se volta para a oferta de bens e serviços desenvolvidos para pessoas pobres e vulneráveis, com foco na solução de seus problemas. O objetivo geral desta dissertação é apresentar uma sistematização dos elementos teórico- conceituais referentes à inovação inclusiva, configurados na literatura internacional, de forma a ofertar uma categorização para a construção de uma taxonomia. Especificamente, os objetivos são: a) recuperar as publicações científicas internacionais da área; b) selecionar os elementos teórico-conceituais; e c) atribuir as classes e subclasses aos elementos identificados. Pesquisa de abordagem qualitativa, quanto aos objetivos, assume as características de uma pesquisa descritiva e quanto aos meios, é uma pesquisa bibliográfica. A coleta dos dados foi realizada por meio de levantamento bibliográfico e da leitura e análise do material. A teoria da classificação facetada de Ranganathan fundamentou a categorização dos elementos conceituais referendados no recorte do material sobre a inovação inclusiva, identificadas as classes e subclasses. Assim, foi estruturado um conjunto de classes: público-alvo da inclusão, modelos inclusivos, medidas dos sistemas de inovação inclusiva e mecanismos de governança - que representam as classes principais da inovação inclusiva. Similarmente, identificou-se um conjunto de subclasses suficientemente extenso e adequado para expressar as ideias gerais, os conjuntos e as propriedades comuns do campo da inovação inclusiva. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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