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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43072
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Título : | Inovação inclusiva : sistematização e abordagens teóricas para construção de uma taxonomia a partir de análise da literatura internacional |
Autor : | ALMEIDA, Valquíria Barbosa de |
Palabras clave : | Inovação inclusiva; Sistematização teórica-conceitual; Taxonomia |
Fecha de publicación : | 29-nov-2021 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | ALMEIDA, Valquíria Barbosa de. Inovação inclusiva: sistematização e abordagens teóricas para construção de uma taxonomia a partir de análise da literatura internacional. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumen : | A inovação inclusiva se volta para a oferta de bens e serviços desenvolvidos para pessoas pobres e vulneráveis, com foco na solução de seus problemas. O objetivo geral desta dissertação é apresentar uma sistematização dos elementos teórico- conceituais referentes à inovação inclusiva, configurados na literatura internacional, de forma a ofertar uma categorização para a construção de uma taxonomia. Especificamente, os objetivos são: a) recuperar as publicações científicas internacionais da área; b) selecionar os elementos teórico-conceituais; e c) atribuir as classes e subclasses aos elementos identificados. Pesquisa de abordagem qualitativa, quanto aos objetivos, assume as características de uma pesquisa descritiva e quanto aos meios, é uma pesquisa bibliográfica. A coleta dos dados foi realizada por meio de levantamento bibliográfico e da leitura e análise do material. A teoria da classificação facetada de Ranganathan fundamentou a categorização dos elementos conceituais referendados no recorte do material sobre a inovação inclusiva, identificadas as classes e subclasses. Assim, foi estruturado um conjunto de classes: público-alvo da inclusão, modelos inclusivos, medidas dos sistemas de inovação inclusiva e mecanismos de governança - que representam as classes principais da inovação inclusiva. Similarmente, identificou-se um conjunto de subclasses suficientemente extenso e adequado para expressar as ideias gerais, os conjuntos e as propriedades comuns do campo da inovação inclusiva. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43072 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação |
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