Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43084
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANJOS, José Ayron Lira dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Érica do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-02T12:40:07Z | - |
dc.date.available | 2022-03-02T12:40:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-02 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Érica do Nascimento. Blecaute: uma proposta de intervenção lúdica no ensino de eletroquímica para o desenvolvimento de competências socioemocionais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43084 | - |
dc.description.abstract | Incentivar os alunos a assumirem o protagonismo no próprio aprendizado é um desafio para a maioria dos professores. O ensino de Química, pautado na mera transmissão-recepção reprodução de conteúdo, é pouco atraente e não possibilita aos alunos se envolverem e assim significarem os conteúdos escolares de química. Portanto, com o objetivo de compreender como o uso de histórias em quadrinhos (HQ) aliada a um jogo didático possibilita o desenvolvimento de competências socioemocionais nos estudantes, propomos neste trabalho a elaboração de uma intervenção lúdica: Blecaute; inicialmente uma HQ seguida de um jogo didático no qual os alunos podem vivenciar aventuras com os personagens mobilizando conhecimentos de eletroquímica para superar os desafios. Deste modo propomos a vivência organizada na forma de uma sequência didática, considerando inicialmente o interesse dos alunos na história em quadrinhos; e posteriormente, o envolvimento na ação de jogar mobilizando os conhecimentos de eletroquímica. Para tanto, o percurso metodológico foi dividido em duas etapas: 1) a elaboração da HQ intitulada Blecaute sobre a história de um super-herói com poderes eletroquímicos e um jogo didático homônimo; e 2) a aplicação de um questionário para discentes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que cursaram a componente eletivo “Jogos e Atividades Lúdicas no ensino de Química” acerca das potencialidades de desenvolvimento fomentadas pela proposta de intervenção. Os resultados mostram que podemos identificar os momentos em que as competências socioemocionais estariam presentes, em maior ou menor grau, na experiência lúdica: a) na leitura da HQ (curiosidade pela história e personagens, imaginação criativa na imersão do universo ficcional e a possibilidade de empatia pelas emoções e motivações do herói e/ou vilão; b) ação de jogar (organização de conhecimentos prévios, foco nas informações e regras do jogo, iniciativa social e respeito para com os colegas, possível entusiasmo pela ação, autoconfiança nas capacidades e a tolerância ao estresse e frustação da competição. De modo que, as atividades lúdicas têm papel importante na promoção de uma cultura lúdica na escola, possibilitando o desenvolvimento do diálogo, da participação e, de modo geral, do bem-estar a partir da intensificação dos processos intersubjetivos. | pt_BR |
dc.format.extent | 107p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Competências essenciais – Emoções e cognição | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos – História em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Eletroquímica | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários – Ensino | pt_BR |
dc.title | Blecaute: uma proposta de intervenção lúdica no ensino de eletroquímica para o desenvolvimento de competências socioemocionais. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4904671337447452 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Encouraging students to take the lead in their own learning is a challenge for most teachers. Chemistry teaching, based on the transmission-reception-reproduction of content, is unattractive and doesn’t allow students to get involved and thus signify the chemistry school content. Therefore, in order to understand how the use of comic books (comics) combined with a didactic game enables the development of socio-emotional skills in students, we propose in this work the development of a playful intervention: Blackout; initially a comic followed by a didactic game in which students can experience adventures with the characters, mobilizing knowledge of electrochemistry to overcome challenges. Thus, we propose the experience organized in the form of a didactic sequence, considering the students' interest in comic books; and later, the involvement in the action of playing, mobilizing knowledge of electrochemistry. Therefore, the methodological path was divided into two stages: 1) the elaboration of the comic entitled Blackout on the story of a superhero with electrochemical powers and a homonymous didactic game; and 2) the application of a questionnaire to students at the Universidade Federal of Pernambuco (UFPE) who attended an elective component “Games and Ludic Activities in Chemistry Teaching” about the potential for development fostered by the intervention proposal. The results show that we can identify the moments in which socio-emotional skills would be present, to a greater or lesser extent, in the playful experience: a) in the comic book reading (curiosity for the story and characters, creative imagination in the immersion of the fictional universe and the possibility of empathy by the emotions and motivations of the hero and/or villain; b) action of playing (organization of prior knowledge, focus on information and rules of the game, social initiative and respect for colleagues, possible enthusiasm for the action, self confidence in responsibilities and stress tolerance and frustration of competition. So, playful activities play an important role in promoting a playful culture at school, enabling the development of dialogue, participation and, in general, well-being from the intensification of intersubjective processes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Érica do Nascimento.pdf | 4,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons