Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43094

Compartilhe esta página

Título: A metodologia de escolha e resolução de problemas como ferramenta promotora da autorregulação da aprendizagem: uma análise através do questionário AARP.
Autor(es): PEDROZA, Lucas Aciole
Palavras-chave: Física – Ensino; Aprendizagem baseada em problemas – Metodologia; Capacidade de aprendizagem; Solução de problemas
Data do documento: 17-Set-2021
Citação: PEDROZA, Lucas Aciole. A metodologia de escolha e resolução de problemas como ferramenta promotora da autorregulação da aprendizagem: uma análise através do questionário AARP. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: As mudanças no cenário educacional vivenciadas nos últimos anos, amplificadas pela pandemia da COVID-19, têm colocado os estudantes e professores em situações de aprendizagem cada vez mais complexas. Tendo em vista a necessidade de elaborar e divulgar estratégias e metodologias que promovam a aprendizagem a partir de concepções que situam o estudante como protagonista desse processo, este trabalho de pesquisa se debruça sobre a análise do uso da metodologia de Escolha e Resolução de Problemas (ERP) como ferramenta de promoção da Autorregulação da Aprendizagem (ARA). Por meio da utilização do questionário Atitudes e Abordagens para Resolução de Problemas (AARP), verificou-se as escolhas na resolução de problemas, na disciplina de Fundamentos de Física II, de cinco estudantes do curso de licenciatura em física da região do Agreste de Pernambuco. O questionário foi respondido em duas etapas e para os dois estudantes que apresentaram mudanças em seu perfil autorregulatório, também foram analisadas as suas resoluções de problemas nas avaliações da disciplina. A partir desta análise, foram levantadas possibilidades para justificar as mudanças observadas, além de propor uma incrementação na metodologia de ERP a fim de potencializá-la como ferramenta promotora da autorregulação de estudantes de graduação, especialmente na área das ciências da natureza.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43094
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDROZA, Lucas Aciole.pdf879,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons