Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43094
Share on
Title: | A metodologia de escolha e resolução de problemas como ferramenta promotora da autorregulação da aprendizagem: uma análise através do questionário AARP. |
Authors: | PEDROZA, Lucas Aciole |
Keywords: | Física – Ensino; Aprendizagem baseada em problemas – Metodologia; Capacidade de aprendizagem; Solução de problemas |
Issue Date: | 17-Sep-2021 |
Citation: | PEDROZA, Lucas Aciole. A metodologia de escolha e resolução de problemas como ferramenta promotora da autorregulação da aprendizagem: uma análise através do questionário AARP. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | As mudanças no cenário educacional vivenciadas nos últimos anos, amplificadas pela pandemia da COVID-19, têm colocado os estudantes e professores em situações de aprendizagem cada vez mais complexas. Tendo em vista a necessidade de elaborar e divulgar estratégias e metodologias que promovam a aprendizagem a partir de concepções que situam o estudante como protagonista desse processo, este trabalho de pesquisa se debruça sobre a análise do uso da metodologia de Escolha e Resolução de Problemas (ERP) como ferramenta de promoção da Autorregulação da Aprendizagem (ARA). Por meio da utilização do questionário Atitudes e Abordagens para Resolução de Problemas (AARP), verificou-se as escolhas na resolução de problemas, na disciplina de Fundamentos de Física II, de cinco estudantes do curso de licenciatura em física da região do Agreste de Pernambuco. O questionário foi respondido em duas etapas e para os dois estudantes que apresentaram mudanças em seu perfil autorregulatório, também foram analisadas as suas resoluções de problemas nas avaliações da disciplina. A partir desta análise, foram levantadas possibilidades para justificar as mudanças observadas, além de propor uma incrementação na metodologia de ERP a fim de potencializá-la como ferramenta promotora da autorregulação de estudantes de graduação, especialmente na área das ciências da natureza. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43094 |
Appears in Collections: | TCC - Física - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PEDROZA, Lucas Aciole.pdf | 879,78 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License