Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43105

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARROS, Bruno Xavier da Silva-
dc.contributor.authorMENDONÇA, Tercilia Tayná Prado-
dc.date.accessioned2022-03-02T18:17:54Z-
dc.date.available2022-03-02T18:17:54Z-
dc.date.issued2020-10-16-
dc.date.submitted2022-03-02-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Tercilia Tayná Prado. Aprendizado remoto em tempos de pandemia: aspectos ergonômicos do design dos home offices dos estudantes universitários brasileiros. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43105-
dc.description.abstractDiante da urgente necessidade de distanciamento social para evitar o contágio e frear a disseminação do vírus da Covid-19 entre a população, a comunidade educacional passou por uma inesperada mudança na sua rotina, precisando remodelar as atividades educacionais que antes eram ofertadas em modo presencial. Com a alteração instantânea do formato de aula, muitos dos estudantes universitários se viram na necessidade de improvisar um home office, outros tiveram que incrementar seu ambiente de estudo para suprir as exigências da nova modalidade de aula, há ainda os usuários que permaneceram com o habitual home office por acharem satisfatório ou por não terem condições de realizar alguma reparação na configuração do espaço. Os Estudos Continuados Emergenciais – ECE trouxeram consigo transformações notáveis, como a condução das aulas por videoconferência, orientações presenciais de trabalhos substituídas por orientações digitais das pesquisas e projetos e, até mesmo, as defesas de monografias e qualificações de dissertações e teses passaram a ser totalmente online. Essas transformações desencadearam um acréscimo considerável de tempo às atividades desenvolvidos em frente ao computador. Nesse contexto, as novas demandas para realização do ano letivo acadêmico por meios digitais, adotadas pelas instituições de ensino superior, estimularam a indagação sobre o quão ergonômicas podem ser as estações de trabalho residenciais. Neste sentido surgiu a necessidade de verificar se os home offices destes usuários seriam compostos por elementos físicos recomendados pela Ergonomia. Desta forma, o presente estudo teve o objetivo geral de mapear as características dos home offices dos estudantes universitários brasileiros. A pesquisa se alicerça sob o método de abordagem Indutivo, onde a resposta de uma amostra é levada à compreensão de um todo. Para o procedimento de coleta de dados foi utilizado o método Survey, o qual é focado na captação de dados ou informações sobre características, ou opiniões de determinado grupo de pessoas por meio de um questionário estruturado. Os resultados encontrados na corrente pesquisa sugerem um panorama de insuficiência, do ponto de vista da Ergonomia, da estrutura física dos home offices pertencentes aos estudantes das Instituições de Ensino SU do Brasil.pt_BR
dc.format.extent123p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectTrabalho em domicílio - Efeito da pandemiapt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.titleAprendizado remoto em tempos de pandemia: aspectos ergonômicos do design dos home offices dos estudantes universitários brasileiros.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7234637867733181pt_BR
dc.description.abstractxGiven the frantic need for social distance to avoid contagion and stop the spread of the Covid-19 virus among the population, the educational community underwent an unexpected change in its routine, it was necessary to remodel the educational activities that were previously offered in person. With the instant change of the class format, many of the university students found themselves in the need to improvise a home office, others had to increase their study environment to meet the requirements of the new class modality, there are still the users who remained with the usual home office because they find it satisfactory or because they are unable to make any repairs to the space configuration. The Continuing Emergency Studies - CES brought with it remarkable changes, such as conducting classes by videoconference, face-to-face work assignments replaced by digital research and project guidelines, and even the defenses of monographs and qualifications of dissertations and theses became fully online. These transformations triggered a considerable increase of time to the activities developed in front of the computer. In this context, the new demands for the accomplishment of the academic year by digital means, adopted by the institutions of higher education, stimulated the question about how ergonomic residential workstations can be. In this sense, the need arose to verify whether the home offices of these users would be composed of physical elements recommended by Ergonomics, thus, the present study had the general objective of mapping the characteristics of the home offices of Brazilian university students. The research is based on the Inductive approach method, where the response of a sample is taken to the understanding of a whole. For the data collection procedure, the Survey method was used, which is focused on capturing data or information about characteristics, or opinions of a certain group of people through a structured questionnaire. The results found in the current research suggest a panorama of insufficiency, from the point of view of Ergonomics, of the physical structure of home offices belonging to students of higher education institutions in Brazil.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENDONÇA, Tercilia Tayná Prado.pdf2,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons