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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43105
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Título: | Aprendizado remoto em tempos de pandemia: aspectos ergonômicos do design dos home offices dos estudantes universitários brasileiros. |
Autor(es): | MENDONÇA, Tercilia Tayná Prado |
Palavras-chave: | Design; Trabalho em domicílio - Efeito da pandemia; Ergonomia |
Data do documento: | 16-Out-2020 |
Citação: | MENDONÇA, Tercilia Tayná Prado. Aprendizado remoto em tempos de pandemia: aspectos ergonômicos do design dos home offices dos estudantes universitários brasileiros. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
Abstract: | Diante da urgente necessidade de distanciamento social para evitar o contágio e frear a disseminação do vírus da Covid-19 entre a população, a comunidade educacional passou por uma inesperada mudança na sua rotina, precisando remodelar as atividades educacionais que antes eram ofertadas em modo presencial. Com a alteração instantânea do formato de aula, muitos dos estudantes universitários se viram na necessidade de improvisar um home office, outros tiveram que incrementar seu ambiente de estudo para suprir as exigências da nova modalidade de aula, há ainda os usuários que permaneceram com o habitual home office por acharem satisfatório ou por não terem condições de realizar alguma reparação na configuração do espaço. Os Estudos Continuados Emergenciais – ECE trouxeram consigo transformações notáveis, como a condução das aulas por videoconferência, orientações presenciais de trabalhos substituídas por orientações digitais das pesquisas e projetos e, até mesmo, as defesas de monografias e qualificações de dissertações e teses passaram a ser totalmente online. Essas transformações desencadearam um acréscimo considerável de tempo às atividades desenvolvidos em frente ao computador. Nesse contexto, as novas demandas para realização do ano letivo acadêmico por meios digitais, adotadas pelas instituições de ensino superior, estimularam a indagação sobre o quão ergonômicas podem ser as estações de trabalho residenciais. Neste sentido surgiu a necessidade de verificar se os home offices destes usuários seriam compostos por elementos físicos recomendados pela Ergonomia. Desta forma, o presente estudo teve o objetivo geral de mapear as características dos home offices dos estudantes universitários brasileiros. A pesquisa se alicerça sob o método de abordagem Indutivo, onde a resposta de uma amostra é levada à compreensão de um todo. Para o procedimento de coleta de dados foi utilizado o método Survey, o qual é focado na captação de dados ou informações sobre características, ou opiniões de determinado grupo de pessoas por meio de um questionário estruturado. Os resultados encontrados na corrente pesquisa sugerem um panorama de insuficiência, do ponto de vista da Ergonomia, da estrutura física dos home offices pertencentes aos estudantes das Instituições de Ensino SU do Brasil. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43105 |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
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